21.6 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Abril foi temporada de promover a saúde do trabalhador em Anchieta

Durante o mês de abril, dedicado à saúde do trabalhador, a Secretaria de Saúde de Anchieta, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, promoveu diversas ações. Palestras e distribuição de panfletos foram algumas das ações, durante o mês, período chamado de Abril Verde.

O Abril Verde, de acordo com o enfermeiro do trabalho, Erico Malavasi, é um movimento criado por meio da iniciativa da população, com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Segundo Malavasi, o objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

“O mês de abril foi o escolhido, uma vez que no referido mês comemora-se no dia 07 de abril (dia mundial da Saúde) e no dia 28 de abril faz-se alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”, explicou o enfermeiro.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo na questão de acidentabilidade, ocupa o 10º lugar no ranking no Brasil. Sendo assim, o Abril Verde passou a integrar o calendário oficial de eventos do Estado com a Lei 10.728, instituída pelo Governo do Estado em 04 de setembro de 2017, uma vez que coloca em destaque a problemática dos casos de adoecimento e de acidente de trabalho, chamando atenção para a possibilidade de prevenção dessas ocorrências.

Feirantes foram abordados pelos servidores da Saúde e receberam informações sobre acidentes de trabalho e saúde ocupacional.
Feirantes foram abordados pelos servidores da Saúde e receberam informações sobre acidentes de trabalho e saúde ocupacional.

Segundo Malavasi, os acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho são preveníveis e dependem de uma cultura de prevenção que deve ser adotada pelos empregadores (equipamentos de proteção coletiva, medidas administrativas e equipamentos de proteção individual) bem como dos empregados frente a exposições ocupacionais.

Ações realizadas durante o Abril Verde em Anchieta:

– Distribuição de material educativo para todas as Unidades de Saúde, Centro de Especialidades Unificado, Pronto Atendimento e Hospital e Maternidade de Anchieta (folders e cartazes).

– Material de educação em saúde disponibilizado para ação na Prefeitura nas Comunidades (Jabaquara).

– Parceria com a Estratégia da Saúde da Família Centro I e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) na “Campanha de Prevenção à Hipertensão e Diabetes”, onde foram distribuídos panfletos e informações para população acerca da temática do mês Abril Verde.

– Parceria com o NASF na II Ronda de Saúde do Trabalhador na feira da agricultura familiar (educação em saúde para os feirantes e população, onde foram abordados os temas riscos ocupacionais, saúde mental no trabalho, prevenção de riscos e alongamento).

Informações: Vigilância em Saúde do Trabalhador – Tel.: (28) 3536-3062

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Divulgação | Gerência de Comunicação Social – Tel.: (28) 3536-1785

Vitória
céu pouco nublado
21.6 ° C
21.6 °
20.9 °
84 %
5.1kmh
20 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também