28.8 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Água de enchente pode transmitir doenças

Nos últimos dias a quantidade de chuva vem causando transtorno a sociedade. Ruas foram alagadas e a população teve complicações para poder se locomover normalmente. Em alguns lugares a água das enchentes teve de ser retirada pelos carro pipas das prefeituras.

Além dos alagamentos outro problema é a transmissão de doenças. Quando a água dos rios e bueiros transborda ela pode entra em contato com a rede de esgoto ou com animais transmissores de algumas doenças. Se entramos em contato direto com essa água podemos ser contaminados com leptospirose, hepatite A, febre tifoide e outras doenças.

Principais Doenças e Sintomas

Leptospirose
É transmitida por meio do contato da pele com água contaminada com urina de rato. Por meio de pequenas lesões na pele, a bactéria entra na corrente sanguínea e instala-se nos músculos. Se o tratamento não for imediato, pode atingir pulmões e rins, provocando a morte.

Os sintomas são dores de cabeça e muscular, febre alta, calafrios e fraqueza. Esses sintomas surgem, em geral, de 10 a 14 dias depois do contato com a bactéria. Pele amarela significa estágio avançado da doença. Diante de qualquer sinal, não se automedique e procure um médico imediatamente.

Hepatite A
Essa doença causa problemas no fígado e é transmitida por meio da ingestão de água contaminada pelo seu vírus. Trata-se de uma doença altamente transmissível. Os sintomas mais comuns são: náuseas, febre, falta de apetite, fadiga, diarreia e icterícia (coloração amarelada da pele).

Febre tifóide
Causada pela bactéria “salmonella typhi”, que também pode estar nas águas das enchentes. Uma doença rara, mas mortal.

O contágio só ocorre com a ingestão de água ou alimentos contaminados. Sintomas: dor de cabeça, febre que aumenta e diminui, vômito, falta de apetite, diarréia e intestino preso (alternadamente), fraqueza e problemas cardíacos, entre outros.

Salmonela e cólera
Seus sintomas são diarreia e desidratação; e sua transmissão acontece também através da ingestão de água contaminada.

Se você sentir algum desses sintomas procure um médico imediatamente.

Como se proteger

  • Para evitar problemas, durante e depois da enchente, tente ter o mínimo de contato possível com a água contaminada e mantenha os alimentos protegidos dela.
  • Beba somente água filtrada ou fervida e nunca reaproveite a da enchente.
  • Proíba que as crianças brinquem em áreas alagadas.
  • Se a água invadiu a casa, jogue fora os alimentos perecíveis (frutas e legumes)
  • Após a chuva, comece rapidamente a limpeza dos locais atingidos pela água e pela lama, protegendo-se com botas e luvas. Se não tiver botas e luvas amarre duas os três sacolas plásticas nas mãos e pés.

 

Vitória
nuvens dispersas
28.3 ° C
28.9 °
28.3 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também