28.8 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Amiga de Rubem visita Casa dos Braga

Judith Ferreira, 90 anos, relembrou com carinho as reuniões entre a elite carioca e contou sobre a personalidade de Rubem.

A tarde desta terça-feira (19) foi recheada de nostalgia e lembranças para dona Judith Ferreira, de 90 anos, que esteve na Casa dos Braga, em Cachoeiro de Itapemirim. Ela conheceu o cronista Rubem Braga no Rio de Janeiro. Na época, Judith vivia com o desenhista Carlos Arthur Thiré, que os apresentou.

Thiré era ex-marido da atriz Tônia Carrero, um dos maiores amores da vida de Rubem. O cronista e a atriz, embora casados, tiveram caso de muitos anos, conforme revela o saudoso escritor Marco Aurélio de Carvalho, na biografia “Rubem Braga – Um Cigano Fazendeiro do Ar”.

Judith trabalhou como Marchand [profissional que negocia obras de arte], no Rio de Janeiro, onde conheceu Thiré, com quem viveu durante nove anos, até sua morte. Os dois eram desquitados, e por isso, não oficializaram a união. Na época, não existia o divórcio.

A Marchand, que hoje vive na Vila Aconchego, uma casa de repouso para idosos, em Cachoeiro de Itapemirim, visitou a residência onde viveram o amigo Rubem e sua família pela primeira vez. A casa fica na Rua 25 de Março, Centro de Cachoeiro.

Ela relembrou com carinho as reuniões entre a elite carioca e contou sobre a personalidade de Rubem. “Eles eram muito politizados, todos de esquerda. Discutiam política, arte, cultura. Toda conversa regada a bons uísques”.

“Rubem era inteligentíssimo. Tínhamos conversas fabulosas. Sempre de cara fechada, mal-humorado, mas muito mulherengo [risos]”. Na biografia, Marcos Carvalho conta que Rubem, realmente, adorava as mulheres dos amigos.

Judith conta que Rubem adorava frequentar a boate “Sashas”, onde ela e seu companheiro costumavam encontrar os amigos intelectuais daquela época. Ela conta que conheceu Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Carlos Mendes Campos, dentre outros personagens da boemia carioca.

Sobre a visita à casa onde viveu Rubem, a amiga do escritor se encantou com detalhes e, principalmente, com a estátua que retrata o cronista em tamanho real.

“Tudo muito lindo, de muito bom gosto. Vejo as fotos de Rubem e me lembro dos momentos de amizade, juntos a meu saudoso Thiré, que partiu após um infarto”, finalizou.

Fonte: Jornal FATO
Vitória
nuvens dispersas
28.3 ° C
28.9 °
28.3 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também