Começa a safra da Usina Paineiras

Escrito por Portal Maratimba.com. Publicado em Usina Paineiras

Tagged: , , ,

Published on maio 23, 2012 com Sem Comentários

Este ano, a expectativa da única Usina de produção de açúcar e etanol do Sul do Espírito Santo é de processar 950 mil toneladas de cana-de-açúcar

A primeira quinzena do mês de maio foi marcada pelo início da produção da safra 2012/2013 na Usina Paineiras, a nona maior indústria de alimentos de todo o Estado e a única usina de produção de açúcar e etanol no Sul do Espírito Santo. Este ano, a expectativa é processar 950 mil toneladas de cana.

“A produção deve ficar em torno do que foi produzido no ano passado. Estimamos produzir 61 mil toneladas de açúcar e 38 milhões de litros de etanol. Para tanto, contamos com plantio próprio da Usina e de centenas de pequenos produtores rurais”, afirma o superintendente financeiro da Usina Paineiras, Antonio Carlos Freitas.

Entre esses produtores, destaque para os 530 que fazem parte da Cooperativa Agrícola de Fornecedores de Cana, a Cooafocana.  Eles têm áreas plantadas nos município de Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy. Além desses, produtores do Norte do Rio de Janeiro também fornecem matéria-prima para a Usina.

A colheita começou no início deste mês e se estende até o mês de novembro. Para dar conta de todo o trabalho, cortadores de cana do Estado de Alagoas vêm todos os anos para o Espírito Santo trabalhar nas lavouras daqui. “É uma média de 400 cortadores. Eles ficam em alojamentos oferecidos pela própria Usina e trabalham no corte nas terras da empresa. Além desses, mais outros 400 funcionários também são contratados para trabalharem na fábrica e na colheita”, ressalta Antonio Carlos.

Desde o fim da safra do ano passado até o início deste mês, a fábrica estava em fase de manutenção. “Todo fim de safra os equipamentos são desmontados, passam por manutenção e depois toda a estrutura é montada novamente para o início da safra seguinte. Este processo já é rotina aqui na Usina Paineiras e temos uma equipe de funcionários especializada para trabalhar nessa área”, completa o superintendente financeiro da Usina.

Foto: Edsea Bonan

About Portal Maratimba.com

Ver todas as postagens de

Sem Comentários

Não existem comentários para Começa a safra da Usina Paineiras. Seja o primeiro! Clique AQUI

Deixe um comentário

You must be logged in para postar um Comentário.