Caravana até Vitória para salvar Praia de Lagoa Funda

0
190

erosao1

Moradores da Praia de Lagoa Funda, em Marataízes, organizaram uma caravana para protestar hoje em Vitória pela demora na liberação da obra de contenção da maré que vem destruindo a orla e que foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).

A expectativa é reunir mais de 40 moradores, que seguirão até a sede do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES). O ônibus com os manifestantes sai nesta segunda –feira (03), ao meio dia, da pracinha de Lagoa Funda.

“Queremos cobrar do Tribunal agilidade na liberação da obra, que é urgente. Tem casas caindo. Estamos com medo”, disse Tanea Fontoura, uma das organizadoras do movimento.

Se tudo seguir conforme o previsto, o grupo será recebido pelo conselheiro Domingos Augusto Taufnner, do Tribunal de Contas.

A Praia de Lagoa Funda sofre há dois anos com erosão causada pelo mar, que avançou 30 metros, destruiu avenida, calçadas, uma casa e oito quiosques. Dezenas de residências estão ameaçadas.

Por duas vezes a prefeitura iniciou trabalho de contenção. A última vez foi em julho, mas 20 dias depois a obra foi suspensa pelo Tribunal de Contas.

No mês passado, dezenas de moradores foram à sede da Prefeitura de Marataízes protestar. O secretário de Obras, Rodrigo Lugão, argumentou com eles sobre a decisão do TC-ES.

O município chegou a protocolar pedido de liminar para liberar a obra na Justiça local, que notificou o TC-ES.

erosao2

FONTE: Jornal Fato