25.5 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

Catador sofre queimaduras após panela de pressão explodir

Ele sofreu queimaduras de segundo grau em toda região da face, mas se recupera em casa, sem maiores riscos.

Um catador de papelão, de 50 anos, sofreu queimaduras após uma panela de pressão explodir na última sexta-feira (29), em Cachoeiro de Itapemirim.

Edir Fernandes da Silva foi socorrido por familiares e levado à Santa Casa, onde recebeu o primeiro atendimento. Ele sofreu queimaduras de segundo grau em toda região da face, mas se recupera em casa, sem maiores riscos.

Edir mora com a irmã e o cunhado no bairro Village da Luz. No momento do acidente, segundo o cunhado, Edir teria ido tomar banho e colocado feijões para cozinhar. Ao sair do banho, ele foi verificar a panela, momento em que aconteceu a explosão.

Rapidamente, após o acidente doméstico tomar proporções nas redes sociais, muitos moradores do município enviaram ajuda, como pomadas e medicamentos.

Pra evitar este tipo de acidente, à reportagem do ES de Fato conversou com o Capitão do Corpo de Bombeiros, Heitor Lube, que passou dicas de segurança.

“O fato da panela de pressão ser um utensílio bastante conhecido, não significa que o uso adequado é também conhecido por todos. Não basta colocar água e levar ao fogo. Há cuidados indispensáveis que precisam ser tomados para evitar acidentes domésticos, como a expansão repentina causada por excesso de pressão, que pode ocasionar prejuízos materiais e até afetar fisicamente pessoas que estejam próximas”, comentou.

Ainda segundo Lube, o cuidado deve começar desde a compra da panela de pressão. “É preciso estar atento se o utensílio tem o selo do Inmetro e adquiri-lo somente em lojas e depósitos credenciados”.

Dicas

1- No uso diário, o ideal é colocar os condimentos e temperos após os alimentos. Primeiro amoleça os alimentos com a pressão e somente depois coloque os temperos. Isso diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes;

2- Colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução da panela também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros;

3- É importante também observar o tempo de permanência no fogo, indicado no manual. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos a partir do início da fervura;

4- Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.
Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula;

5- Antes de abrir a panela é fundamental verificar se está totalmente sem pressão;

6- O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada;

7- Após o uso da panela, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão para não ocorrer obstrução;

8- A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.

Vitória
nuvens dispersas
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
96 %
2.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
30 °
seg
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também