Edição de 2017 da Libertadores já tem 17 classificados; quatro são argentinos

Edição de 2017 da Libertadores já tem 17 classificados; quatro são argentinos

A Copa Libertadores de 2017 terá ao menos sete brasileiros (oito se Coritiba ou Chapecoense vencerem a Copa Sul-Americana), mas nenhum ainda garantiu matematicamente a classificação. Não é o caso de outros países, que já conhecem alguns de seus representantes na próxima edição, pela primeira vez com 44 clubes após as modificações da Conmebol. No total, são 17 (38%) já confirmados.

Quatro são argentinos: Lanús, San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz, os quatro primeiros do Campeonato Argentino de 2016. O campeão da Copa Argentina também será presenteado com uma vaga – os tradicionais River Plate e Boca Juniors estão nas quartas de final e correm o risco de não se classificarem.

A AFA (Associação de Futebol Argentino) ainda não definiu o que vai fazer com a sexta vaga recebida pela entidade. Há ainda a possibilidade de surgir um sétimo time caso o San Lorenzo conquiste a Copa Sul-Americana – enfrenta o Palestino nas quartas a partir do dia 20.

Por outro lado, os participantes de Bolívia e Uruguai já estão conhecidos. O México tem o Chivas Guadalajara, campeão da Supercopa, classificado, mas há rumores de que a Federação Mexicana pode retirar seus clubes em função da mudança de calendário – a Libertadores pela primeira vez será disputada entre fevereiro e novembro.

Confira quem são os classificados até o momento para a Libertadores 2017:
Argentina (6 vagas):
Lanús
San Lorenzo
Estudiantes
Godoy Cruz

Bolívia (3):
Sport Boys
Jorge Wilstermann
The Strongest

Brasil (7)

Chile (4):
Universidad Católica

Colômbia (5):
Atlético Nacional
Independiente Medellín

Equador (3):
Barcelona

México (3):
Chivas Guadalajara

Paraguai (3):
Libertad

Peru (3)

Uruguai (3):
Peñarol
Nacional
Cerro

Venezuela (3):
Zamora

Fonte: Globo.com