23.3 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

ES já emiti CNH Digital gratuitamente, veja como obter

Disponível para os condutores capixabas desde janeiro deste ano, a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação já é emitida gratuitamente no Espírito Santo.

Para solicitar a CNH Digital , o condutor precisa ter na habilitação impressa o QR Code, que consta nas carteiras emitidas pelo Detran-ES desde maio de 2017.

O Detran-ES explica que a versão digital do documento de habilitação é opcional. Caso o condutor ainda não tenha a CNH com o QR Code e queira ter o documento no formato digital, ele precisa antecipar a renovação ou solicitar uma segunda via.

O motorista será autuado com base no artigo 232, que diz que conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, com multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.

Órgãos autuadores
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar já podem acessar a CNH Digital em abordagens e blitze. Para isso, é necessário que o condutor apresente o documento digitalizado na hora da abordagem.

Como obter?
O serviço funciona por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store.

Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran. Para isso, é preciso realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran www.portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Caso as informações estejam incompletas, o usuário deverá enviar um e-mail para [email protected], informando o número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, um endereço de e-mail e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran-ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado.

A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.

Passo a passo
Para quem tem a CNH com QR Code:
1- Se possuir um certificado digital (*), pode acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar os dados.

2- Se não possuir um certificado digital (*) e o e-mail e o telefone celular não estejam atualizados no cadastro da habilitação, o condutor deverá enviar um email para [email protected], solicitar a inclusão ou atualização desses dados e depois acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar os dados.

3- Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, ir ao Menu “CNH Digital” e clicar em “Ativação”, para receber um e-mail com o código de validação.

4- Baixar o aplicativo “CNH Digital”. O primeiro acesso será com o código de autenticação/validação, para gerar uma nova senha com quatro dígitos.

Para quem tem a CNH sem QR Code:
1- Caso a CNH tenha sido emitida antes de 02 de maio de 2017, o condutor deverá requerer uma nova via da CNH impressa, com custos, atualizando o número de celular e endereço de e-mail.

2- Acessar o Portal de Serviços do Denatran e cadastrar seus dados.

3- Após o cadastro ser efetuado no Portal de Serviços do Denatran, ir para o “Menu CNH Digital”, em seguida clicar em “Ativação” e irá receber o e-mail com o código de autenticação/validação.

(*) Certificado digital com validade jurídica, equivalente a assinatura de próprio punho. O certificado para assinatura digital de documentos pode ser adquirido através de uma Autoridade de Certificação (AC) vinculada ao ICP Brasil. Exemplos de ACs vinculadas habilitadas: Secretaria da Receita Federal, Serasa, Certisign, Caixa Econômica, Presidência da República. Não é obrigatório a aquisição

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
92 %
1kmh
0 %
qua
30 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
25 °
dom
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também