Estudantes ocupam unidade do Ifes em Aracruz

Estudantes ocupam unidade do Ifes em Aracruz

Após grandes mobilizações para conseguir desocupar as escolas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mais uma unidade foi ocupada na manhã desta sexta-feira (04). Em protesto contra as medidas impostas pelo Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 241; a Medida Provisória (MP) nº 746, que trata da reforma do Ensino Médio; e o Projeto de Lei nº 193, referente a escola sem partido; com atividades de ocupação, atos públicos e debates, alunos ocuparam o Campus do Ifes no município de Aracruz.

De acordo com o Instituto, as aulas do curso de Engenharia Mecânica estão acontecendo normalmente e alguns servidores técnicos administrativos foram autorizados a entrar no campus. Porém, as demais aulas foram suspensas. Segundo o Ifes, a direção está em contato com os alunos, buscando o diálogo para a resolução da questão. A direção-geral do campus também já acionou a Advocacia-Geral da União, por meio da Procuradoria Federal no Estado do Espírito Santo, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Balanço das ocupações

Contabilizando a ocupação em Aracruz nesta sexta, dois campi do Ifes seguem mobilizados em protesto. O Campus São Mateus ainda está ocupado e, desde o dia 24 de outubro as aulas estão acontecendo em dias alternados com as atividades pertinentes à ocupação. Segundo a direção, as atividades administrativas estão ocorrendo normalmente no campus. Houve desocupação nas unidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, nos dias 02 de novembro e 24 de outubro, respectivamente.

Aplicação das provas

Apesar da desocupação em Vitória, a unidade não receberá a aplicação das provas do Enem. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que o prazo de desocupação para as escolas receberem o exame era até as 23h59 do dia 31 de outubro. Ou seja, qualquer desocupação após este prazo não permitirá a realização da prova na data inicial. Os alunos que estavam alocados em escolas desocupadas a partir de 1º de novembro precisarão fazer as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os campi do Ifes que receberão provas no sábado ou domingo são: Cariacica, Colatina, Linhares, Montanha, Piúma, Serra e Venda Nova do Imigrante.

A prova seria aplicada também no Campus de Aracruz, porém, com a ocupação desta sexta-feira, o Ifes aguarda o posicionamento do Inep, mas afirma que provavelmente também terá cancelamento da aplicação pelo fato de estar ocupada.

FONTE: Folha Vitória