26 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Estudantes ocupam unidade do Ifes em Aracruz

ifes-ocupado

Após grandes mobilizações para conseguir desocupar as escolas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), mais uma unidade foi ocupada na manhã desta sexta-feira (04). Em protesto contra as medidas impostas pelo Projeto de Emenda à Constituição (PEC) nº 241; a Medida Provisória (MP) nº 746, que trata da reforma do Ensino Médio; e o Projeto de Lei nº 193, referente a escola sem partido; com atividades de ocupação, atos públicos e debates, alunos ocuparam o Campus do Ifes no município de Aracruz.

De acordo com o Instituto, as aulas do curso de Engenharia Mecânica estão acontecendo normalmente e alguns servidores técnicos administrativos foram autorizados a entrar no campus. Porém, as demais aulas foram suspensas. Segundo o Ifes, a direção está em contato com os alunos, buscando o diálogo para a resolução da questão. A direção-geral do campus também já acionou a Advocacia-Geral da União, por meio da Procuradoria Federal no Estado do Espírito Santo, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Balanço das ocupações

Contabilizando a ocupação em Aracruz nesta sexta, dois campi do Ifes seguem mobilizados em protesto. O Campus São Mateus ainda está ocupado e, desde o dia 24 de outubro as aulas estão acontecendo em dias alternados com as atividades pertinentes à ocupação. Segundo a direção, as atividades administrativas estão ocorrendo normalmente no campus. Houve desocupação nas unidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, nos dias 02 de novembro e 24 de outubro, respectivamente.

Aplicação das provas

Apesar da desocupação em Vitória, a unidade não receberá a aplicação das provas do Enem. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que o prazo de desocupação para as escolas receberem o exame era até as 23h59 do dia 31 de outubro. Ou seja, qualquer desocupação após este prazo não permitirá a realização da prova na data inicial. Os alunos que estavam alocados em escolas desocupadas a partir de 1º de novembro precisarão fazer as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.

Os campi do Ifes que receberão provas no sábado ou domingo são: Cariacica, Colatina, Linhares, Montanha, Piúma, Serra e Venda Nova do Imigrante.

A prova seria aplicada também no Campus de Aracruz, porém, com a ocupação desta sexta-feira, o Ifes aguarda o posicionamento do Inep, mas afirma que provavelmente também terá cancelamento da aplicação pelo fato de estar ocupada.

FONTE: Folha Vitória

Vitória
nuvens dispersas
26 ° C
26.9 °
26 °
87 %
2.6kmh
40 %
sex
29 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também