23.3 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Governo não abre diálogo e mantém posição de extinguir Iema

IemaNovo

Durou mais de uma hora a reunião no final da tarde desta segunda-feira, 06 de março, entre a comissão de servidores do Iema, eleita na assembleia do último dia 03; o presidente do Sindipúblicos, Haylson de Oliveira; o secretário de Governo Paulo Roberto; a subsecretaria de meio ambiente, Fernanda Rabello; o secretário de meio ambiente, Aladim Cerqueira e a presidente do Instituto, Andreia Pereira Carvalho.

Apesar dos servidores destacarem que estão dispostos a dialogar sobre as necessidades de reestruturação do Instituto para melhor otimizar os processos de fiscalização, licenciamento e outros, o Governo foi irredutível, defendendo a total extinção do Iema.

Sem apresentar justificativas convincentes, os representantes do governo repetiram a fala do secretário que a extinção do Instituto se faz para resolver problemas estruturais do Iema.

Durante várias vezes foram contraditórios como ao relatar que o projeto era o que “o governo entende que é a melhor proposta”, mas o próprio secretário de governo diz que só tomou conhecimento do mesmo na sexta-feira passada.

Questionados sobre a participação da sociedade, não conseguiram comprovar nenhuma reunião realizada com os cidadãos capixabas, conforme determina as prerrogativas que rege o meio ambiente, que entende como necessária a descentralização dos processos, e não a centralização como propõe o governo.

Quanto a não participação dos servidores, os representantes do governo reafirmaram que possuem capacidade técnica para fazerem o projeto, mesmo sem terem realizado nenhuma reunião ou consulta pública, transparente e democrática com os técnicos que atuam no dia a dia no Instituto.

Diante aos fatos, os servidores reforçaram que continuarão à disposição para discutir mudanças que possam ser necessárias no Iema, mas repudiam qualquer proposta de extinção, que irá causar sérios prejuízos ao meio ambiente e à sociedade.

Com a falta de diálogo por parte do governo, os servidores já estão dialogando com os deputados e demais atores da sociedade civil organizada para garantir a manutenção do Iema como um órgão de meio ambiente forte e independente.

O Sindipúblicos repudiou mais uma vez a ‘estratégia’ do governo em fazer os projetos às escondidas e só após a denúncia pública, na iminência de ser encaminhado para aprovação, chamar uma reunião para mascarar a abertura de diálogo.

É preciso que toda sociedade se mobilize para defender um Iema forte e independente.

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
96 %
1.5kmh
75 %
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também