Itapemirim promove capacitação da rede pública municipal no combate a sífilis

Itapemirim promove capacitação da rede pública municipal no combate a sífilisEm Itapemirim, médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde participaram de um treinamento para atualizar os conhecimentos sobre protocolos de prevenção e tratamento de sífilis em casos de gestantes e congênitos. Somente neste ano foram registrados mais de 3.400 casos no Estado que possui a segunda maior taxa de incidência da doença.

A capacitação, promovida pela equipe da vigilância municipal de saúde, busca diminuir o número de casos confirmados no município. Cerca de 30 profissionais dos Hospitais Menino Jesus e Litoral Sul (Antigo Santa Helena) participaram e vão receber o certificado de 06 (seis) horas pelo treinamento.

Para o Secretário de Saúde, Júlio César Carneiro a capacitação de base é fundamental para o apoio na prevenção e tratamento da doença. “A informação ainda é a melhor maneira de se prevenir” afirma Júlio que esteve presente na abertura do treinamento.

O diagnóstico da sífilis pode ser feito por meio de um exame de sangue nas unidades básicas de saúde com resultado na mesma hora, quando positivo, o munícipe já é encaminhado para tratamento de imediato.