31.6 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

Lugar para conhecer neste verão: 13 cachoeiras para conhecer o ES de norte a sul

img54ad606d000c3

Se esse calor ainda não te convenceu a ir à praia, talvez ele te convença a tomar um banho de cachoeira. O Espírito Santo abriga diversas quedas d’água que agradam não só os capixabas, mas também os turistas que decidem conhecer as belezas da região. Nosso roteiro começa em Linhares, no litoral norte do estado, e segue em direção ao sul, terminando em um pequeno município chamado Dores do Rio Preto.

Quem está procurando um refúgio ao lado da natureza neste verão não pode deixar de conferir a lista que o Sou ES preparou, com 13 das inúmeras cachoeiras presentes no estado. Confira:

Sem título

1. Cachoeira de Angeli
A 67 km da sede do município de Linhares, no distrito de São Rafael, está localizada a Cachoeira de Angeli, uma das atrações mais visitadas da região. Aos sábados e domingos, o local oferece espaço para alimentação e área para camping com pomar e pequeno bar.

A cachoeira é própria para banho e é de médio porte, mas nas épocas de chuva a quantidade de água aumenta, deixando o atrativo ainda mais bonito. Para chegar lá, o acesso é pela estrada que liga São Rafael a Rio Bananal. Chegando a São Rafael, siga seis quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. A cachoeira fica à esquerda, ao lado da estrada.

2. Cachoeira do Jacó
Descendo cerca de 150 km, chegamos ao município de Itarana, onde está localizada a Cachoeira do Jacó, uma das mais famosas da região. O atrativo conta com uma infraestrutura simples que atrai muitos visitantes, especialmente, no verão. Uma curiosidade é o proprietário do espaço, que imita diversos tipos de pássaros da fauna local.

3. Cachoeira da Pousada das Águas
A meia hora de Itarana está a cidade de Santa Maria de Jetibá, que abriga a Cachoeira da Pousada das Águas, com duas quedas. A primeira apresenta cerca de 5 metros de altura e 6 metros de largura. Em função do volume de água, um lago se formou abaixo da queda, onde os hóspedes e visitantes da pousada podem se banhar. A segunda queda passa por uma ponte e é mais alta. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (27) 9706-9513 e 9852-6230.

4. Cachoeira Rio do meio
A Cachoeira do Rio do Meio está localizada em Santa Leopoldina, município vizinho de Santa Maria de Jetibá. O local conta com área de camping, banheiro, playground e serviço de bar. Há, também, um restaurante com comida caseira. A cachoeira funciona apenas aos fins de semana e só recebe excursões com agendamento prévio. Mais informações pelos números: (27) 3386-8060 e 9927-7517.

img54ad61d87a2b5

5. Cachoeira Véu de Noiva
Ainda em Santa Leopoldina, encontra-se a Cachoeira Véu de Noiva com uma queda de 70 metros rodeada pela beleza natural da Mata Atlântica. Além disso, o local é favorável à prática do rapel. O atrativo fica localizado dentro do Parque Véu de Noiva, que possui pousada, camping, piscinas naturais e trilha. Portanto, para passar o dia lá é necessário pagar tarifas de entrada. Hóspedes da pousada e clientes do camping não pagam entrada. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (27) 3338-0037.

6. Cachoeiras de Iúna
Chegando ao Sul do Espírito Santo, está o município de Iúna, dono de numerosas cachoeiras, como as cachoeiras do Rio Claro, Braz, dos Jesuítas, Chiador, São João do Príncipe, Recanto do Príncipe e Poço das Antas. Algumas delas chegam a formar piscinas naturais de águas cristalinas.

7. Cachoeiras de Muniz Freire
Divisa com o município de Iúna, Muniz Freire também possui diversas cachoeiras, entre elas a Cachoeira de Mata Pau, que tem extensão de 150 metros, e a do Rio Pardo, com cerca de 200 metros de altura.

8. Cachoeira do Pedregulho
A Cachoeira do Pedregulho está localizada em Castelo, município vizinho de Muniz Freire.  Além da queda d’água, os visitantes podem praticar rapel no local e usufruir de uma área para camping e lanchonete. Aos domingos, o restaurante serve comida caseira, preparada no fogão a lenha.

img54ad62a032ef6

9. Cachoeira de Matilde
Um dos atrativos turísticos de Alfredo Chaves, localizado na região central do estado, é a Cachoeira de Matilde, uma das quedas d’água mais famosas do Espírito Santo. O atrativo é composto por diversas quedas, sendo a última com 70 metros. O local fica aberto todos os dias e conta com acesso gratuito, sem autorização prévia.

10. Cachoeira Alta
No distrito de São Vicente, em Cachoeiro de Itapemirim, está a Cachoeira Alta, com 100 metros de altitude. Suas águas puras e cristalinas são ideais para o banho. O atrativo esconde, em seu interior, fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruídos que se confundem com o barulho das águas. Para entrar no local, é necessário pagar uma pequena taxa por pessoa.

11. Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça
Vizinho a Cachoeiro de Itapemirim, o município de Alegre abriga o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, com uma área de 162,5 hectares de mata. No parque, encontra-se a Cachoeira da Fumaça, com uma queda de 144m de altura. O acesso é gratuito e não é necessário agendar visitação. Para mais informações, entre em contato pelo número (28) 99904-4824.

img54ad6313d713e

12. Cachoeiras de Divino São Lourenço
Há cerca de 40 minutos de Alegre, está o município de Divino de São Lourenço, dono das maiores reservas de Mata Atlântica primária de toda a Serra do Caparaó e de várias Cachoeiras de águas cristalinas. A cidade possui mais de 15 cachoeiras, como as cachoeiras Bonita, do Granito, da Jacutinga e a da Prainha. A cachoeira Bonita apresenta uma queda de cerca de 2 metros de altura, mas o volume da água e a largura da formação rochosa por onde escorre dão aspecto de monumentalidade à cascata.

13. Cachoeira do Cambucá
Chegando ao fim do nosso roteiro, a 20 km de Divino de São Lourenço está a Cachoeira do Cambucá, localizada na pequena cidade de Dores do Rio Preto. O atrativo possui uma queda de aproximadamente 5 metros, com pequenas cascatas, piscinas naturais e uma pequena praia. Suas águas são turvas e abundantes, com temperaturas que variam de 10º a 20ºC.

Vitória
céu limpo
31.6 ° C
32.9 °
31.6 °
63 %
3.1kmh
0 %
qua
31 °
qui
27 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também