29.4 C
Vitória
quinta-feira, abril 18, 2024
quinta-feira, 18 abril 2024

Mar avança, causa estragos e moradores de Meaípe querem solução

A Praia de Meíape é famosa por suas belezas naturais e pela presença de diversos restaurantes que servem a tradicional moqueca capixaba. Mas, desfrutar desse paraíso está ficando cada dia mais difícil. O local está sendo destruído pelas constantes ressacas do mar e no último sábado (05) parte de uma barranceira e até uma castanheira foram arrancadas pela força das águas.

Com a força do mar, até uma árvore foi arrancada. Foto: Produtor de Áudio Visual Caleb Calil.

A presidente da Associação de Moradores de Meaípe Marlene Celda Amado afirmou que “Meaípe está acabando. A gente não tem mais praia. Nosso comércio está sofrendo com isso, a rede hoteleira também. Já temos o problema da Samarco não funcionar que deixou o pessoal desempregado aí você pega uma situação dessas. O pessoal vai trabalhar onde se Meaípe estiver desse jeito? O problema é que até janeiro pode acontecer de cair outros pedaços”, disse preocupada.

“Nós estamos tentando desde já, reuniões com os deputados estaduais e com as secretarias de governo, uma reunião com o governador porque a gente sabe que a obra daqui é uma obra cara porque precisa fazer engordamento de areia, mas a nossa vontade é que o prefeito junto com a gente possa conseguir alguma ajuda do Governo do Estado e até mesmo do Governo Federal porque a gente precisa. Estamos pedindo socorro mesmo”.

A pedido do vereador Zé Preto, o deputado estadual Hudson Leal esteve em Meaípe na manhã de hoje para conversar com moradores e comerciantes sobre a situação da orla. “O deputado disse que não vai medir esforços para nos ajudar. Vamos nos unir para tentar uma solução para essa situação. A prefeitura já nos disse que tem um projeto para a orla, mas que antes disso vai fazer um serviço paliativo no local”, explicou o vereador. Segundo ele, a situação exige união. “Vamos lutar com todos os meios e unir os esforços para recuperarmos uma das orlas mais bonitas do Estado”, finalizou.

O vereador Dito Xaréu é morador da região e relatou que está buscando recursos para a reurbanização da orla. “Nós já pedimos estudos, solicitamos apoio ao Governo Estadual, aos deputados estaduais e federais e ao prefeito. Tenho uma preocupação muito grande com isso. No domingo de manhã tomei café com o deputado federal Manato e programamos para esse mês ou mês que vem de irmos para Brasília discutir o orçamento de 2018 da Câmara Federal e conseguirmos uma emenda para poder ajudar aquilo ali”.

Outra medida adotada pelos moradores para chamar a atenção do poder público, foi a criação da página SOS Meaípe em uma rede social. o morador José Mauro teve a ideia e a comunidade abraçou. “Criamos a página para chamar a atenção da população e não só dos moradores, mas dos amantes de Meaípe. Das pessoas que vão ali para curtir a praia, para comer uma moqueca ou um bolinho de aipim, de quem vai conhecer o trabalho das rendeiras. Estamos querendo chamar atenção de todo mundo para nos mobilizarmos e alcançando um número grande de participantes vamos conseguir chamar mais atenção das autoridades”.

A reportagem procurou a prefeitura para saber se existe previsão de quando a orla de Meaípe será reurbanizada e quais medidas estão sendo tomadas até que isso aconteça e foi informado que “Na manhã desta segunda-feira, 07, a Defesa Civil esteve na orla de Meaipe realizando o isolamento de trecho da orla.  Nesta terça-feira, 08, uma nova vistoria foi realizada, sendo necessário aumentar o raio do isolamento de área. Nesta tarde a Defesa Civil e Codeg seguem realizando trabalhos de interdição, isolamento e remoção de materiais. Defesa Civil segue realizando o monitoramento e sinalização do local.

Reunião entre os moradores e autoridades políticas na manhã de hoje.

De forma emergencial, a Secretaria Municipal de Obras está elaborando um projeto e realiza procedimento para contratação de empresa de engenharia para execução de obras de contenção. Nesta segunda-feira,07, a equipe técnica da Semop esteve no local para verificar a situação a agora estuda uma alternativa para evitar mais danos na região.

Ainda, a Secretaria Municipal de Projeto e Empreendedorismo (SEMPROEM), esclarece que há um projeto pronto de Reurbanização da Orla que está na Superintendência de Patrimônio da União (SPU) faltando pequenos detalhes para liberação total e posterior realização. Os recursos para execução estão firmados em parceria com a Samarco, por meio de contrapartida. Por conta dos incidentes em Mariana, houve um atraso,mas a contrapartida segue mantida.

A Secretaria informa ainda que a Samarco ficou responsável pela realização de estudos para recuperação da faixa de areia, que também será realizada através de contrapartida da empresa”.

Vitória
nuvens dispersas
28.8 ° C
31.6 °
28.8 °
73 %
2.1kmh
40 %
qui
29 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também