26.6 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Moqueca é Capixaba o resto é peixada.

moqueca-capixaba

Não precisa nem pensar duas vezes, o prato típico do Espírito Santo é a moqueca capixaba.  Eu sou super fã e assumo até que sou uma daquelas pessoas que enchem a boca pra dizer, com todo respeito aos outros estados, que “moqueca só capixaba, o resto é peixada”.

É fácil de fazer, tem poucos ingredientes, fica pronto rapidinho, é bem saudável e enfeita qualquer mesa quando é servida nas panelas de barro, que também são uma tradição daqui.

Pra acompanhar a moqueca, bastam arroz e pirão – feito com farinha e a cabeça do peixe. Pra mim não pode faltar também a moqueca de banana da terra.

Ficou com água na boca? Então vamos à receita:

Ingredientes (para 6 pessoas/ ou 4 que comam bastante)

2 quilos de peixe fresco (badejo, robalo, cação, papaterra, pargo); 4 a 5 maços de coentro; 4 maços de cebolinha; 2 cebolas pequenas; Tomate a gosto; 2 limões; Azeite; Colorau; Sal; Pimenta a gosto; Farinha para o pirão.

Modo de preparo:

Coloque o peixe cortado em postas dentro de uma vasilha com sal e suco de um limão por pelo menos uma hora. Lembre-se de separar a cabeça para o pirão. Em uma panela de barro grande coloque duas colheres de óleo, uma colher de azeite, cebolinha, cebola, coentro, tudo bem picadinho. Acrescente o tomate cortado em rodelas, como se fosse forrar o fundo da panela, e o colorau a gosto. Arrume as postas do peixe e cubra com mais um pouco de cebolinha, cebola e coentro picados.  Não adicione água, nem sal (aqui, o moquequeiro de primeira viagem geralmente cede à tentação e coloca água, mas não precisa mesmo) . Deixe cozinhar em fogo brando e, quando levantar fervura, acrescente algumas gotas de limão. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de dez minutos. Só então corrija o sal, se for necessário.

Para o pirão, você pode fazer da mesma forma. No lugar das postas, coloque a cabeça do peixe. Quando ela estiver cozida, acrescente água fervente (agora pode) e deixe no fogo até quase desmanchar. Retire as espinhas, teste o sal, e vá acrescentando a farinha de mandioca até o ponto de pirão, mexendo sempre pra não empelotar. Cuidado para não colocar demais; parece que vai ficar molenga, mas quando começa a borbulhar, engrossa.

Moqueca de banana da terra

Quer a receitinha da moqueca de banana da terra também? É o mesmo caldo da moqueca, só que no lugar do peixe, você coloca a banana da terra cortada em rodelas grossas. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a banana fique mole.

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
82 %
3.1kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também