Os três municípios mais ricos do sul do Estado não possuem bancos de sangue.

Os três municípios mais ricos do sul do Estado não possuem bancos de sangue.

Entre os três municípios mais ricos do sul do Estado, está o Hospital Santa Helena, hoje administrado pelo Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, que por muitas vezes vira uma espécie de retaguarda para os pacientes dos municípios que o cercam. Só no último ano, foram mais de 203 acidentes graves segundo o hospital.

Apesar dos dados, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy não possuem o serviço de coleta de sangue ou um hemocentro, todos os pacientes que precisam de sangue são transferidos para Hospitais de Cachoeiro.

Entretanto, não é difícil encontrar nas redes sociais quem lamente o fato de não haver coleta na cidade. Foi o caso de algumas páginas no Facebook, que nos chamou a atenção, onde munícipes citaram esse problema.

“Fui doar sangue hoje, aqui no nosso núcleo urbano (Marataízes+Itapemirim), população estimada da ordem de 70 a 80 mil pessoas, e não existe banco de sangue em operação. Sugestão a quem de direito: Uma vez por mês uma campanha de coleta, Pacientes de todo tipo irão agradecer”! disse Zilmar em seu perfil.

“Acho que Marataízes e Itapemirim tinham que refazer seu banco de sangue. Tanta gente quer fazer doação, mas isso de ter que ir para Cachoeiro é um transtorno”, disse um internauta. Outro declarou ser “uma vergonha não ter um banco de sangue” na Cidade.

A Prefeitura alega que a captação de doadores é feita de forma constante durante o ano todo, por meio de campanhas. “Quando há necessidades maiores ou específicas, recorre-se a entidades, igrejas, associações”.