23.8 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

Professores capixabas param no dia 15 de Março

escolavivajoaquimbeato_serra
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e suas entidades filiadas confirmaram uma paralisação nacional da categoria para o dia 15 próximo.

No dia 15 de março,  haverá uma paralisação nacional em defesa dos direitos dos/as trabalhadores/as e do povo brasileiro com o apoio da CNTE-Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, da CUT-Centra Única dos Trabalhadores e de suas entidades filiadas, entre elas o SINDIUPES.

Na pauta nacional da Greve Geral – convocada pela CNTE -, a luta é contra a Reforma da Previdência e pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério. Já no Estado, a luta é contra as maldades do governo do Estado contra os(as) educadores(as), como a falta de reajuste salarial, o pagamento de precatórios, concurso público e manutenção dos direitos da categoria.

Como parte das mobilizações, a Direção do SINDIUPES aprovou a realização de um grande ato em Vitória. A concentração dos/as trabalhadores/as será a partir das 7h, na Pracinha de Goiabeiras. de onde sairão em passeata até o Aeroporto. O ato reunirá milhares de professores(as) e funcionários(as) de todo o Estado. Outros(as) movimentos populares e centrais sindicais também devem organizar atos em apoio à greve geral na data.

A Greve Geral Nacional foi aprovada pelos trabalhadores/as no 33° Congresso da CNTE, realizado em janeiro. Durante esta semana, aqui no Estado, haverá assembleias em várias redes municipais e estadual onde os/as trabalhadores/as irão discutir a adesão à paralisação.

Reforma ou Destruição da Previdência Pública

Saiba mais sobre os impactos da Reforma da Previdência, uma proposta que representará o fim da Previdência Pública no país com graves consequências para boa parte da classe trabalhadora do país, que será obrigada a trabalhar e contribuir por mais tempo e ainda receberá a aposentadoria com valores reduzidos.

• Para conseguir uma aposentadoria de 100% do salário de benefício, o trabalhador terá que contribuir com o INSS durante 49 anos e ter idade mínima de 65 anos. A regra vale para homens e mulheres. Portanto, seu(ua) filho(a) terá que começar a contribuir aos 16 anos de idade.

• O tempo mínimo de contribuição para se conseguir o direito à aposentadoria passa de 15 para 25 anos para homens e mulheres.

• A proposta de Reforma da Previdência também muda a aposentadoria dos servidores públicos. A idade mínima também será de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição. A alíquota de contribuição da categoria passa de 11% para 14%.

• A aposentadoria especial dos(as) professores(as) também é alterada. Ninguém poderá aposentar com idade inferior a 55 anos e pelo menos 20 anos de contribuição.

• Os dependentes de pensão por morte também ficam com direitos reduzidos, o cônjuge só receberá 50% do salário de benefício, e menores de 21 anos receberão 10%. As regras valem para trabalhadores do setor privado, servidores públicos e políticos.

• O trabalhador rural perde a garantia de segurado especial e passa a contribuir com a Previdência pagando alíquota estimada de 5%. As regras da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição também vale para a categoria.

• A aposentadoria por invalidez só será concedida ao segurado que sofrer acidente de trabalho.

Fonte: Sindiupes.
Vitória
nuvens dispersas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
96 %
1.5kmh
40 %
qua
30 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também