Provas do Paebes serão aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro em Itapemirim

Provas do Paebes serão aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro em Itapemirim

Alunos do Ensino Fundamental I e II de Itapemirim vão fazer as provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), nos dias 18 e 19 deste mês, nas escolas da rede municipal de educação do município. Na manhã desta quinta-feira (06), diretores e pedagogos que atuam nas escolas envolvidas participaram de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEME), no auditório da Prefeitura Municipal de Itapemirim, e receberam orientações sobre procedimentos durante a aplicação das provas nas unidades.

A nona edição do PAEBES, como nos anos anteriores, é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). O programa tem como objetivo verificar o nível de aprendizado dos alunos, que cursam a educação básica no Estado e nos municípios, seja na rede estadual, municipal e particular. Desta forma, é possível nortear ações para otimizar o desempenho dos alunos, detalhando ferramentas e apresentando os resultados obtidos em dados de proficiência.

Os testes serão aplicados em duas etapas, que vão verificar os conhecimentos sobre Língua Portuguesa, Leitura, Escrita e Matemática. O tempo de duração dos testes poderá variar por dia entre 1 horas e 40 minutos e 2 horas e 30 minutos.

PAEBES

Desde 2009, a Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) realiza parceria técnico-pedagógica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tendo como objeto a operacionalização do PAEBES, cujos dados divulgados neste site subsidiarão a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado e promoção da equidade.

FONTE: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Itapemirim