23.8 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Secretaria de Saúde propõe remapeamento das Unidades Básicas de Saúde da área urbana de Marataízes

A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Saúde e a Atenção Primária, vem realizando uma série de reuniões com técnicos da área e os agentes de saúde para realinhar o processo de remapeamento da área urbana onde encontram-se as Unidades Básicas de Saúde da Barra do Itapemirim, Caic (Bairro Filemón Tenório),, Cidade Nova (atendido no Caic), Marataízes 1 (próximos aos Correios) e Marataízes 2 (próximo à Sudeste).

O mapeamento atual, feito há cerca de 20 anos, não consegue atender de forma satisfatória boa parte dos usuários. Muitos reclamam da distância da UBS a qual estão cadastrados. Visando atender essa necessidade, a Secretaria de Saúde deu início aos estudos e em breve teremos um novo mapa de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, na zona urbana.

De acordo o secretário de saúde, Alberto Mello, esse processo de remapeamento é importante para o município. “Positivo para o município e principalmente para o usuário. Com esse processo vamos potencializar o vínculo com a população, fortalecer a promoção da saúde, melhorar o acesso da população à saúde e a prevenção das doenças nas comunidades”, disse.

Para a coordenadora da Atenção Primária da Saúde, Débora Nunes Fernandes, a territorialização torna-se a base do trabalho das equipes de saúde da família para a prática na Vigilância em Saúde. “Visualizamos a necessidade de um novo mapeamento nas UBS de Marataízes devido ao número de usuários atendidos, cerca de 90% da população e ainda, a breve inauguração da Unidade Básica de Saúde da Cidade Nova, que atualmente atende no Caic, muito distante das residências dos usuários. Precisamos melhorar esse atendimento e equilibrar o número de usuários dentro das unidades, seguindo a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde, que diz que devemos ter por unidade cerca de 3.500 pessoas. Temos unidades atendendo em média 3.656 a 7.163 pessoas.” Ressalta

Remapeado toda a área urbana, o processo será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Saúde e ainda, precisará da aprovação do legislativo para que possa ser colocado em prática no município. Lembrando que a área rural também será contemplada com esses estudos, em breve.

Fonte: Facebook Prefeitura de Marataízes

Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
22.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também