25.5 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

WhatsApp libera recurso que avisa se uma mensagem foi encaminhada

WhatsApp anunciou que liberou nesta terça-feira (10) – para toda a sua base de usuários – a função de aviso de mensagens encaminhadas.

Segundo o aplicativo, a indicação extra visa facilitar as conversas individuais e tornar aquelas em grupo mais fáceis de serem seguidas ao mesmo tempo ajuda a determinar se um amigo ou familiar realmente escreveu a mensagem que enviou ou se o texto veio originalmente de outra pessoa. Para visualizar a nova etiqueta de mensagem “encaminhada” do WhatsApp, é necessário ter a atualização mais recente do app.

whatsapp-encaminhado-1

Com o recurso, o WhatsApp tenta também endereçar a propagação de fake news dentro da plataforma. No post para anunciar a novidade, a companhia diz: “seja cuidadoso com o que você compartilha”.

No último ano o WhatsApp, que é de propriedade do Facebook, tem sido constantemente cobrado para combater as notícias falsas, ainda mais sob a sombra de que 8 pessoas foram linchadas e mortas naÍndia após acusações falsas circularem pelo app de mensagens.

Nesta semana, a empresa começou uma campanha em jornais impressos na Índia que  tenta alertar sobre a desinformação ancorada pelo WhatsApp. Anúncios de página inteira com publicações em inglês, hindi e outros idiomas falados na região, dão dicas de como descobrir se uma verdadeira é falsa ou não.

Nos casos dos linchamentos na Índia, os boatos acusavam as vítimas de sequestrar crianças. A polícia confirmou, em todos os casos, que as vítimas mortas eram inocentes e nunca se envolveram em crime algum. Os anúncios nos jornais aconselham os leitores a checar as informações que recebem através do aplicativo e reforçam: “Não se preocupe com a quantidade de vezes que você recebeu uma mensagem. O fato de uma mensagem ser compartilhada muitas vezes não a torna verdade.”

Na semana passada, o WhatsApp anunciou sua primeira grande iniciativa global para combater o problema: bolsas de estudo para pesquisadores que se dediquem a estudar e a propor soluções para as fake news dentro do mensageiro.

IDGNOW

Vitória
nuvens dispersas
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
96 %
2.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
30 °
seg
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também