25.5 C
Vitória
quarta-feira, abril 24, 2024
quarta-feira, 24 abril 2024

4º encontro estadual de grupos de Jongos e Caxambus acontecerá em Itapemirim

4º Encontro de Jongo

O mês de agosto vai começar com muita festa e dança em Itapemirim, é que a prefeitura municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Cultura, numa parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e Secretaria de Estado da Cultura – Secult – ES, vai realizar no próximo domingo, 4 de agosto o 4º encontro estadual de grupos de Jongos e Caxambus.

Objetivo deste encontro é fortalecer as comunidades que mantêm a tradição e preservam a cultura do Jongo no Espírito Santo. Esse é o 4º encontro dos grupos de Jongo/Caxambu em atividade no Espírito Santo e faz parte do programa de salvaguarda do Jongo no Sudeste. A salvaguarda de bens de natureza imaterial significa apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

Durante cerimônia realizada em Vitória no dia 29 de novembro de 2018, o grupo de Jongo de Itapemirim “Mestre Bento” foi contemplado com duas premiações, sendo um da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e outro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião o Mestre Anísio esteve na sede do Iphan, para receber os prêmios de Salvaguarda do Jongo/Caxambu, para realizar o 4º Encontro de Grupos Jongo e Caxambu do Espírito Santo em Itapemirim.

O 4º encontro estadual de grupos de Jongos e Caxambus acontecerá no dia 4 de agosto de 2019, no Ginásio Municipal de Esportes Waldir Alves, a partir das 12 horas. Estarão presentes no encontro o Secretário Estadual de Cultura, Fabrício Noronha, Secretário Nacional de Desenvolvimento Social Lelo Cimbra e um representante do Ministério da Cidadania.

Jongos e caxambus

O jongo, também chamado caxambu, tambu e batuque, é uma forma de expressão tocada, cantada e dançada, marcada na percussão de tambores. Tem suas origens na cultura dos povos africanos, principalmente os de língua bantu. É um elemento de identidade e resistência cultural de várias comunidades formadas a partir dos escravos que trabalhavam nas lavouras de café e cana-de-açúcar do sudeste brasileiro. Desde de 2017, o Iphan – ES está identificando os grupos de Jongo e Caxambu em atividade no Sul do estado, com o apoio das prefeituras de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy e Alegre.

Vitória
nuvens dispersas
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
96 %
2.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
30 °
seg
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também