sábado, maio 17, 2025
sábado, 17 maio 2025

Meio Ambiente: equipes realizam rescaldo no Parque Pedra dos Olhos – Notícias de Vitória-ES

O secretário de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), Tarcísio Föeger e a equipe responsável pelas unidades de conservação, que inclui os parques naturais, participaram na quarta-feira (27) de uma reunião para analisar a situação do incêndio na Unidade Conservação Parque Natural da Pedra dos Olhos, que fica no bairro Fradinhos.

“Na quarta pela manhã a equipe de vigilantes florestais, com abafadores e bombas costais, fizeram um rescaldo da área queimada onde houve a ação do Corpo de Bombeiros, a fim de identificar algum resquício de fagulha que pudesse causar a reignição do fogo. Algumas fagulhas foram encontradas e apagadas pelos vigilantes”, informou o secretário Tarcísio.

Segundo as equipes de vigilantes florestais que atuam nessas situações, já não há mais focos de fogo no parque. Eles estão fazendo rescaldo no local a fim de evitar a propagação de alguma fagulha sobre a área florestal próxima. A ação de rescaldo identificou que o fogo que ocorreu ontem no Parque Natural Municipal Pedra dos Olhos atingiu uma área de aproximadamente 2 hectares. Essa área era desprovida de mata, existindo espécies vegetais arbustivas e herbáceas esparsas e em estágio inicial de regeneração.

O rescaldo é um procedimento padrão realizado após a ação do combate do fogo. Foi realizado também pela equipe um Relatório de Ocorrência de Incêndio- ROI, contendo o georreferenciamento  da área queimada.  

Uma das causas dos  incêndios são as queimadas de lixo e que no tempo seco podem sair do controle. “Estamos vivendo um período atípico, com um mês de março sem chuvas, com temperatura elevada, uma vegetação seca e ventos fortes, o que é um cenário que uma faísca pode ocasionar um incêndio, por isso é necessário todo cuidado com o nosso meio ambiente, seja nas unidades de conservação ou outros lugares”, afirmou o secretário

Queimar lixo, seja em áreas de mata, terrenos baldios, parques e até em propriedade privadas é considerado crime ambiental previsto na Lei Federal 9605/88. A multa para esse tipo de ação conforme o Código Municipal de Meio Ambiente 4438/97 e Decreto Municipal 10.023/97 varia de R$327,07 a 578,75.

Tarcísio ressaltou ainda que embora a Secretaria de Meio Ambiente conte com competentes brigadistas equipados é necessário que a população ajude a cuidar do meio ambiente e havendo qualquer suspeita pode ligar no 156 de Vitória ou 193 do Corpo de Bombeiros.

Prefeitura de Vitória ES


Meio Ambiente: equipes realizam rescaldo no Parque Pedra dos Olhos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
23 ° C
23 °
23 °
79 %
2kmh
23 %
sáb
22 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
26 °
qua
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também