Para 60 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professora Eunice Pereira Silveira e Izaura Marques da Silva, as aulas desta sexta-feira (5) foram bem diferentes. Eles integram a primeira turma do semestre do Projeto Cidadania Fundamental, realizado na Casa do Cidadão, que entregou materiais como mochilas, squeezes e camisetas.
Os estudantes participaram de diversas atividades voltadas para Direitos Humanos; almoçaram; tiveram momentos de descontração e receberam lanches. Por fim, deram entrada na documentação básica, como Carteira de Identidade e CPF, que receberão em poucas semanas em suas próprias escolas.
Até dezembro, outras 33 turmas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vitória levarão alegria e vão movimentar as sextas-feiras na Casa do Cidadão. Ao todo, o projeto vai receber 2.290 estudantes da rede municipal, com diferentes ações e linguagens, para o fortalecimento da cidadania e emissão de documentos.
Cidadania fundamental
O Cidadania Fundamental oferta educação em Direitos Humanos, por meio da linguagem teatral, oficinas e rodas de conversa. As atividades são realizadas ao longo de um dia, das 8h às 16h, e incluem almoço e lanche na Casa do Cidadão. Durante esse período, os estudantes dialogam sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar, prevenção à gravidez na adolescência e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmisíveis); relações étnico-raciais; consumo consciente e sustentável; direito do consumidor; e orientações ao mercado de trabalho.
Além disso, são emitidos a segunda via da Certidão de Nascimento, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade (Registro Geral) e a Carteira de Trabalho digital para os participantes. O transporte dos estudantes é feito pelas escolas. O Cidadania Fundamental é executado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e pela Secretaria de Educação (Seme). Também são desenvolvidas atividades em parceria com outras secretarias, como Saúde e Assistência Social.
Estudantes do Cidadania Fundamental mudam rotina da Casa do Cidadão