Luiz Felipe da Silva Tomé, Thiago Santana, Herick dos Santos, Derick da Silva, Pablo Vieira da Silva, Yasmim Christine de Souza Rodrigues. Seis adolescentes que vivem realidades sociais semelhantes mesmo morando em diferentes bairros de Vitória dividiram, neste sábado (26), a alegria do encontro de juventudes na edição 2022 da festa Soci que teve o tema “Baile de Favela”.
Em comum, eles têm, ainda, a vivência em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem (SCFV) nos seus territórios socioassistenciais. Há quatro anos participando das atividades do Projovem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Resistência, Luiz Felipe, de 16 anos, contou que o tempo em que ele e os colegas passam no Projovem contribui para a integração, para a socialização e reduz o tempo de estarem à toa correndo riscos.
Para o adolescente, outro fator positivo de participar do Projovem tem sido o incentivo para traçar metas de vida e “correr” atrás para alcançá-las. Ao ser questionado se podia revelar uma delas, Luiz Felipe disse que sonhava com um estágio.
“Eu consegui um encaminhamento a vaga de menor aprendiz. Considero isso uma grande vitória. Hoje, estou nessa festa comemorando o apoio e incentivo que recebi dos educadores sociais de lá”, disse o adolescente Luiz Felipe.
Os adolescentes Thiago Santana (14), Herick (16) e Derick (15), que estiveram pela primeira vez na “Soci”, disseram que esperaram o ano todo por esse dia. “As pessoas falavam muito dessa festa. Eu estava ansioso. Aqui, estão todos os coletivos do Projovem. A gente tem a oportunidade de conhecer e ver novas pessoas. É muito legal mesmo”, comentou Thiago. Ele e os colegas participam do Projovem Santa Marta.
A emoção e felicidade também estavam estampadas no rosto das adolescentes do coletivo Projovem Centro: Yasmim Christine (13), Samira da Silva Barcelos (17), Rafaela Barbosa Freitas (13), Brendha de Sales Mattos (14) e Esrhefany Euzédio de Oliveira (14).
Debutantes na Soci, elas contaram que estavam achando tudo lindo, tudo ótimo. “Isso aqui é incrível”, falou Yasmim, antes de entrar para a apresentação de dança junto com o grupo de amigas.
“Acho que essa troca que está acontecendo entre todos nós, jovens, é muito interessante. Somos muito diferentes, mas, ao mesmo tempo, gostamos das mesmas coisas, queremos nos divertir e isso é muito legal”, comentou Pablo Vieira da Silva (15).
Soci
A Soci é um encontro único de integração e festejo socioeducativo, que ocorre anualmente para os adolescentes dos 26 coletivos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Projovem, da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) distribuídos nos territórios de abrangência dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Nessa edição, aproximadamente 350 jovens participaram da Soci que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth.
Antes de declarar aberta a Soci, a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez um apelo a todos adolescentes para se vacinarem. “A gente só pode estar aqui hoje, por estarmos vencendo a pandemia, com a vacinação. Vacine-se contra a Covid-19 e contra todas as outras doenças cujas as vacinas estão disponíveis. A gente quer as juventudes vivas”, frisou.
Cintya acrescentou que a Secretaria de Assistência Social, por meio dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos, acredita muito nas juventudes. “Gostaria de compartilhar três coisas que eu falaria, para mim, hoje se encontrasse com a Cintya aos 15 anos de idade: Você é muito importante; use protetor solar sempre; e estude uma hora a mais por dia. Você vai ainda mais longe”, enfatizou.
Durante a soci foram aplicadas 149 doses de vacinas divididas entre Covid-19, influenza, meningite ACWY , hepatite e DT.
Projovem: alegria domina a edição 2022 da festa Soci