Sonhos, expectativas, troca de experiências e cooperação. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) reuniu na manhã desta quarta-feira (07), cerca de 130 estudantes de turmas do 9º ano de quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) da rede pública de Vitória. O encontro foi realizado no auditório da Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio.
A iniciativa tem por objetivo reunir os estudantes das escolas em tempo integral que estão encerrando a trajetória no ensino fundamental e se preparam para a transição para o ensino médio, para que possam, juntos, traçar caminhos e metas para a realização de seus sonhos.
Assim, o evento teve a palestra da educadora e consultora Débora Souza, e do CEO da Prisma Iscool, Igor Seloto. Os palestrantes conduziram um bate-papo sobre sonhos, planos, metas, expectativas e muito mais, sempre convidando os estudantes a se expressar e participar ativamente. Também foram realizadas dinâmicas para incentivar a interação entre as turmas.
Para Igor Seloto, a iniciativa da Seme é de suma importância para auxiliar os estudantes a passar por uma transição tranquila, além de proporcionar mais confiança nas decisões a serem tomadas.
“É uma iniciativa significativa e louvável, que certamente fará a diferença na vida deles. Esses momentos são importantes, pois eles estão passando por uma fase de transição, em que eles precisam tomar decisões que podem ser definitivas em relação a seu futuro pessoal e profissional. Por isso, busquei trazer essas reflexões sobre sonhos, objetivos e metas”, ressaltou.
Para o estudante Caio Lima, do 9º ano da Emef TI Eunice Pereira Silveira, que fica em Tabuazeiro, o encontro foi uma oportunidade única que possibilitou desenvolver melhor seus planos e metas para o futuro.
“Apreciei muito as lições que tivemos dos palestrantes hoje e também do que aprendemos com os colegas. Foi importante para termos um norte sobre as decisões que precisamos tomar e para ter tranquilidade durante essa fase que estamos passando. A dinâmica em que escrevemos tudo isso, colocando ali no papel, foi muito importante para trazer mais clareza e possibilitou um melhor desenvolvimento do que pensava. Me sinto mais preparado”, afirmou o estudante.
Projeto de vida
Coordenadora do Tempo Integral da Seme, Silvana Teixeira explicou sobre a importância de reunir os estudantes das escolas que ofertam a modalidade e que se aproximam do fim da trajetória escolar no ensino fundamental.
“Nas escolas em Tempo Integral, o projeto de vida é o eixo central da proposta curricular e deve considerar a reflexão sobre os sonhos e planos dos estudantes, o que é um processo complexo e, por vezes, demorado, que pode ser alterado à medida que eles amadurecem, sendo também um estímulo àqueles que nem ousam sonhar”, explicou.
Estiveram presentes os estudantes do 9º ano das Emef TI Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande; Izaura Marques da Silva, de Andorinhas; Moacyr Avidos, de Ilha do Príncipe e Professora Eunice Pereira Silveira, de Tabuazeiro, acompanhados pelos professores que lecionam a disciplina Projeto de Vida.
Encontro de estudantes do 9º ano é marcado por interação e troca de experiências