Nesta quarta-feira (3), às 15 horas, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ales) realiza audiência pública com o tema “Do Parto Humanizado, das Doulas e das Violências Obstétricas”. O debate, proposto pelo deputado Callegari (PL), acontece no auditório Augusto Ruschi, que fica no pilotis do prédio do Legislativo.
Foram convidados para a audiência o diretor-técnico do Hospital Materno Infantil da Serra e médico obstetra, Eduardo Pereira Soares;
a advogada especialista em direito médico e subsecretária de Regulação, Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Viana, Francesca Sani Avanza Ramos; e a doula e educadora perinatal Williana Fraga.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência obstétrica consiste na “apropriação do corpo da mulher e dos processos reprodutivos por profissionais de saúde, na forma de um tratamento desumanizado, medicação abusiva ou patologização dos processos naturais, reduzindo a autonomia da paciente e a capacidade de tomar suas próprias decisões livremente sobre seu corpo e sua sexualidade, o que tem consequências negativas em sua qualidade de vida”.
Comissão de Saúde discute também, nesta quarta, questões envolvendo o parto humanizado e o papel desempenhado pelas doulas
Audiência vai discutir violência obstétrica
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Audiência vai discutir violência obstétrica