Por Fabiano Peixoto
A assessora de gabinete do prefeito Tininho (PSB), Gleice de Souza Campos (PV) sofreu nova derrota na Justiça Eleitoral, onde o Juiz da 43ª Zona Eleitoral de Marataízes, Espírito Santo, proferiu decisão nesta última quarta-feira (6) indeferindo o pedido de registro de candidatura da assessora. O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) já havia pedido indeferimento na última sexta-feira (30).
A decisão foi motivada pela ausência de quitação eleitoral da candidata, que não apresentou as contas das eleições de 2020. Com a saída de Gleice, o Partido Verde (PV) enfrenta um revés no município, com a possibilidade de retirar dois candidatos homem, conforme a legislação, o que pode prejudicar as chances dos outros concorrentes da sigla.
A defesa de Gleice de Souza Campos argumentou que a restrição imposta seria desproporcional e injustificada, destacando que as contas já foram regularizadas. Contudo, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se pelo indeferimento da candidatura, afirmando que a candidata não cumpriu com as condições de elegibilidade, especialmente no que diz respeito à quitação eleitoral.
Com essa decisão, a candidatura de Gleice Campos foi oficialmente indeferida, e o nome da candidata não poderá constar na urna eletrônica para o pleito deste ano. A Justiça Eleitoral determinou a comunicação da decisão ao Ministério Público e o registro do resultado no Sistema Cand, responsável pelo controle de candidaturas no Brasil.