Abelhas são tema de conferência em Cachoeiro de Itapemirim

Na terça-feira, 11/12, acontece a 1ª Conferência Regional de Apicultura, reunindo produtores, técnicos, gestores públicos, pesquisadores, ambientalistas e outras pessoas interessadas no tema. O evento é promovido pela Câmara Técnica de Apicultura e Meliponicultura do ES e realizado pela prefeitura de Cachoeiro, por meio da SEMAI, em parceria com o IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico.

“A Câmara Técnica tem a missão de instalar um fórum consultivo permanente para a identificação de oportunidades ao desenvolvimento da cadeia produtiva da Apicultura e Meliponicultura no Estado do Espírito Santo, por isso estamos realizando, com o apoio dos parceiros, quatro conferências no estado e, ao final, os resultados serão usados para estabelecer a política estadual do setor. Contamos com a participação das associações de produtores, empresários, apicultores e profissionais ligados a este encadeamento. Os atores envolvidos serão diretamente impactados pela ação pública do governo”, explica a coordenadora da Câmara Técnica, Karina Nolasco.

A conferência vai apresentar os resultados do mapeamento apícola regional realizado pelo projeto Apisfrut, coordenado pelo IFES, durante 12 meses. Em seguida, os participantes vão ser divididos em grupos para discussão dos temas: Características do Território, Produção, Produtos, Gestão e Capacitação.

“Ao realizar a conferência em Cachoeiro, nossa intenção é ofertar aos produtores do município, especialmente nas pequenas propriedades, informações suficientes para que eles possam enxergar na apicultura mais uma alternativa de geração de renda, além de estimular aqueles que já estão na atividade”, afirma o secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

 

SERVIÇO:

1ª Conferência Regional de Apicultura

Data: 11 de dezembro de 2018

Horário: 8h às 17h

Local: Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim

Contatos: Josué Castro (SEMAI) – 28 99925 7748 / Karina Nolasco (IBA) – 27 99941 7933