A atuação dos trabalhadores da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) tem chamado atenção das equipes que atuam em outros municípios da Grande Vitória e rendido convites para trocar experiências e repassar conhecimento. Foi o que aconteceu, nesta terça-feira (24), quando profissionais da UIP foram compartilhar o trabalho desenvolvido na unidade para os servidores que atuam nos territórios de Centro de Referência em Assistência Social, em Cariacica.
De acordo com a coordenadora da UIP, Beatriz. Souza Oliveira, o treinamento dado às equipes daquele município foi em atendimento ao convite feito pelo Programa Mobiliza Cariacica, que busca a reorganização da sua metodologia de trabalho. “A metodologia de trabalho desenvolvida pela equipe da UIP de Vitória é uma referência consolidada em processos formativos voltados ao trabalho”, disse a gerente do Mobiliza Cariacica, Catarina Scabelo.
Para a coordenadora da UIP, Beatriz Souza Oliveira, o reconhecimento do trabalho é uma motivação, aumenta a responsabilidade, mas demonstra que estão no caminho certo na “promoção de ações que visam a integração dos usuários da política de Assistência Social ao mundo do trabalho, contribuindo assim para a redução da situação de vulnerabilidade e possibilidades de autonomia”.
Para a gerente de Atenção à Família, Cremilda Astorga, a inclusão produtiva possibilita oportunizar o público atendido pela assistência social o acesso ao mundo do trabalho, seja formal como também o desenvolvimento de potencialidades voltadas para o empreendedorismo e a geração de renda.
A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, vê como positiva essa interação e troca de conhecimento entre as cidades capixabas. “Conhecimento é para ser compartilhado, ainda mais quando isso se traduz em ações que contribuem para criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliação das potencialidades das famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária em exercício Carla.
Unidade
A Inclusão Produtiva é uma Unidade de Atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), cujo objetivo é contribuir para o aumento das oportunidades relacionadas ao mundo do trabalho, bem como oportunidades de ocupação e renda das famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais do município. A Unidade de Inclusão Produtiva atende todos os bairros de Vitória e funciona enquanto espaço público que busca o bem-estar coletivo e a oferta de um serviço de qualidade.
Além das oficinas de Desenvolvimento de Habilidades e Orientação para o Mundo do Trabalho, a unidade disponibiliza de forma gratuita a utilização de salas de produção coletivas, permitindo que o integrante da comunidade, pequeno empreendedor, que muitas vezes não possui espaços, equipamentos, ferramentas ou utensílios adequados para fabricação dos seus produtos, possa começar suas atividades produtivas e fortalecer seu negócio.
A Inclusão Produtiva conta com cozinha semi-industrial, sala de costura e salão de beleza, que são disponibilizados em horários alternativos aos cursos, mediante agendamento e autorização prévia da equipe técnica de inclusão produtiva.
Ações da Unidade de Inclusão Produtiva são referências para outros municípios