O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promove, nesta sexta-feira (24), a partir das 09 horas, o Arraiá Pop Vix. A festa junina terá direito à decoração especial, comidas típicas, quadrilha, casamento na roça, touro mecânico, músicas e brincadeiras.
De acordo com o coordenador do espaço, Mauro Melo, o objetivo da confraternização é proporcionar um momento de lazer, descontração aos usuários do espaço e toda a equipe técnica que atua no local. “O arraiá representa, também, um resgate da autoestima e da própria autonomia da população atendida, com a realização de brincadeiras da infância”, disse.
Para Fabíola Calazans, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Semas, os momentos de confraternizações promovem a integração de todos os acolhidos e, deles com as equipes que atuam direta e indiretamente no desenvolvimento das atividades do cotidiano.
Esta também é a opinião da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz. “Esse momento proporciona o fortalecimento de vínculos com a população de rua que utiliza o Centro Pop. O que contribui positivamente para a execução diária das ações da política da Assistência Social para garantia dos direitos dessa parcela da população”, avalia a secretária de Assistência Social.
Centro Pop
No Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro Pop), pessoas em situação de rua recebem atendimento psicossocial e participam de oficinas. A capital conta, ainda, com outras cinco unidades de acolhimento, que prestam atendimento psicossocial e providenciam alimentação e itens de higiene adequados.
A partir das demandas identificadas, as equipes ofertam os serviços. Se houver problemas de saúde ou dependência química, por exemplo, a pessoa é encaminhada aos serviços públicos de saúde como os Pronto-Atendimentos e unidades de saúde.
Arraiá Pop Vix vai animar a manhã dos acolhidos do Centro Pop