Por ser fundamental para ter acesso a programas sociais, a Secretaria de Assistência Social (Semas) realiza campanhas e mutirões para que as famílias mantenham seus cadastros o CadÚnico atualizados.
O cadastramento e a atualização são feitos nas unidades da Assistência Social mais próximas às famílias, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais como a tarifa social de energia, a emissão da carteira do idoso, Auxílio Brasil, isenção de taxa de concursos, dentre outros.
De acordo com o levantamento da Semas, de janeiro a maio desse ano, já foram realizados mais de 4,5 mil procedimentos de atualização do CadÚnico.
Mas, segundo a equipe da Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB), responsável pelo controle e gestão do CadÚnico, aproximadamente 14 mil famílias ainda precisam comparecer ao Cras de sua região para atualizar suas informações, ou, às unidades nas quais já são atendidas. A gerente de Atenção à Família (GAF), Cremilda Astorga, reforça que as famílias precisam estar atentas a atualização cadastral seja para qualquer alteração de informação seja por mudança de endereço, mudança no número de integrantes da família, por alteração de renda, informações de escolaridade dos filhos ou quaisquer outros dados.
“É essencial a inserção de todos no Cadastro Único. A atualização habilita as famílias para a inserção em programas e benefícios federais e, quando for o critério, municipais”, explicou a gerente. É, por meio das informações contidas no CadÚnico, que as administrações municipal, estadual e federal identificam os públicos vulneráveis e prioritários para aplicação das políticas públicas.
De acordo com a legislação, podem se cadastrar famílias com renda até meio salário mínimo por pessoa, famílias com até três salários mínimos ou famílias com renda superior a três salários mínimos, desde que estejam pleiteando algum programa social.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, reforça a importância dessas informações para implementação das políticas públicas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional capazes de alcançar todas as famílias em situação de vulnerabilidade em todo o município.
Assistência Social faz campanha para famílias atualizarem dados do CadÚnico