Para fortalecer e promover ações e atividades voltadas à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na cidade e articular as várias ações já realizadas pelo município de Vitória, a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio da gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gsan) está recebendo reforço de novos nutricionistas.
Mais duas profissionais se juntam ao grupo dos 10 trabalhadores que já atuam no planejamento e na execução de ações da política de segurança alimentar e nutricional nos espaços vinculados à Assistência Social. As recém chegadas integrantes da equipe são Samela Ferreira e Rafaela Fardim.
Demonstrando muita alegria de poder atuar na Gsan, Rafaela disse que estar inserida nesta Política Pública é desafiador e muito instigante. “Poder mostrar a essencialidade que é ter uma nutricionista, de ser a profissional que tem conhecimento específico para a promoção da saúde alimentar dos atendidos é muito desafiador”, comentou Rafaela.
Samela disse que é gratificante, após dez anos de formada, ter a oportunidade de trabalhar na aplicação da Política da segurança alimentar, cooperarando de forma integral e intersetorial visando alimentação adequada a população do município.
A gerente de Segurança Alimentar da Semas, Roseane Fernandes, contou que a Gsan, agora composta por doze profissionais, conta com nutricionistas, assistente administrativo, estagiárias de nutrição, equipe de apoio logístico e limpeza. Cabe à Gsan gerenciar as ações da política de segurança alimentar e nutricional no âmbito da Semas, com objetivo de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan, do qual fazem parte diferentes secretarias.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou o papel desses profissionais na política de assistência social mas enfatizou que possuem também lugar de destaque na política de Segurnça Alimentar e Nutricional (SAN). “Essas profissionais já agregam em suas funções no Suas e agora termos estas profissionais nutricionistas em SAN mostra o quanto esse trabalho é relevante e revelam a coerência, a amplitude e a intersetorialidade necessárias para qualquer política publica. Aqui destaco a sua importância na garantia de alimentação adequada aos munícipes de Vitória respeitando todas as configurações apresentadas seja com famílias a preparar o próprio alimento, visando refeições prontas e aos nossos acolhidas na alta complexidade do Suas.”
“Esses trabalhadores do Sisan atuam desde a normatização da compra e oferta de alimentos quanto realizam oficinas, capacitações, orientações aos demais trabalhadores da Semas”, ressaltou.
Assistência Social reforça equipe da Política de Segurança Alimentar