24.4 C
Vitória
sábado, abril 20, 2024
sábado, 20 abril 2024

Caminhadas encerraram Festa Nacional de São José de Anchieta

Peregrinos dos Passos de Anchieta e da Caminhada dos Devotos chegaram ontem (23) ao Santuário Nacional de Anchieta.


Caminhada dos Devotos: quinto ano de peregrinação entre Jabaquara e o Santuário
Caminhada dos Devotos: quinto ano de peregrinação entre Jabaquara e o Santuário

Os andarilhos dos Passos de Anchieta chegaram ontem (23) pela manhã ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, finalizando o percurso de 100 km entre as cidades de Vitória e Anchieta, por ocasião da Festa Nacional do copadroeiro do Brasil. Ontem também foi realizada a Caminhada dos Devotos, reunindo cerca de 300 participantes num trecho de 18 km entre Jabaquara e o Santuário.

 

A caminhada os Passos de Anchieta iniciou no último dia 20, em Vitória com destino a cidade de Anchieta, relembrando o caminho feito por São José de Anchieta nos últimos dias de sua vida. A carioca Marília Silvestre Nunes, que integra o grupo de peregrinos pela sétima vez, relata a experiência de ver as cidades em constante transformação. “É muito interessante ver a evolução das cidades. Passamos sempre pelos mesmos lugares, mas de ano em ano sempre há mudanças e relembrar os passos do santo é muito emocionante”, disse.

 

O evento é realizado pela vigésimo segundo ano e contou com a participação de cerca de 4 mil peregrinos, que foram recepcionados com missa e com apresentações culturais.

 

Passos de Anchieta: participantes chegaram no Santuário neste domingo (23), após quatro dias de caminhada.
Passos de Anchieta: participantes chegaram no Santuário neste domingo (23), após quatro dias de caminhada.

Passos de Anchieta

A caminhada integra a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta e resgata o trajeto percorrido pelo copadroeiro do Brasil nos últimos dias de vida. Os andarilhos cumprem o trecho entre Vitória e Anchieta em jornadas que duram quatro dias, contemplando belas paisagens.

O roteiro é o quarto deste tipo existente no mundo. Os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Caminhada dos Devotos

Pelo quinto ano consecutivo aconteceu também ontem  (23) a Romaria dos Devotos a São José de Anchieta. O percurso de 18 km iniciou bem cedo em Jabaquara, no interior de Anchieta, e seguiu até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, onde cerca de 300 participantes foram recepcionados com uma missa.

 

 

Texto: Dirceu Cetto | Foto: Renan Alves e Divulgação | Gerência de Comunicação Social da Prefeitura de Anchieta

 

Vitória
chuva fraca
23.8 ° C
27.7 °
23.8 °
78 %
6.2kmh
75 %
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
27 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também