Castelhanos apresentou pratos do Festival da Moqueca Capixaba

Além de gastronomia, o festival contará com música ao vivo e preparo da maior moqueca do mundo.

Hoje (27) foram apresentados os pratos do 3º Festival da Moqueca Capixaba, que irá acontecer de 06 a 08 de setembro em Castelhanos, balneário de Anchieta. Empreendedores participantes apresentaram as versões de suas moquecas que serão comercializados durante o evento.

A apresentação contou com participação da imprensa regional e do prefeito Fabrício Petri, além de outras lideranças políticas e comunitárias. Durante o festival, que este ano contará com a participação de 29 empreendimentos, será possível degustar a moqueca capixaba em diversas versões. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Turismo.

Maior Moqueca Capixaba do mundo

Uma panela de barro medindo 1,50 m de diâmetro será utilizada para o preparo da maior moqueca capixaba do mundo, desafiam os idealizadores do evento. Serão utilizados para o preparo 250 kg peixes, camarões e temperos. Quem estiver pelo balneário no dia 07 de setembro poderá degustar a porção da gigante iguaria em mini panelas de barro.

Panela de barro com 1,50 metros de diâmetro vem sendo confeccionada para o preparo da moqueca gigante durante festival.
Panela de barro com 1,50 metros de diâmetro vem sendo confeccionada para o preparo da moqueca gigante durante festival.

Segundo os organizadores, a previsão é comercializar cerca de 2,5 toneladas de moqueca durante os quatro dias do evento. Nesses dias, a iguaria será comercializa nos quiosques, bares e restaurantes do balneário. E na área do evento haverá estandes, shows musicais e apresentações culturais. A banda Casaca será uma das atrações. O chef Walace Aranhã irá realizar uma aula show durante o festival.

De acordo com o secretário de Turismo, Edson Vando de Souza, o festival será um produto de promoção gastronômica e turística de Castelhanos e irá contribuir para a movimentação do balneário.

O balneário de Castelhanos é muito conhecido devido a infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques, além da beleza singular da praia.

Fotos: Gerência de Comunicação da PMA / Fabiano Peixoto