23.3 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Chuvas no ES: Governador sobrevoa e visita Região Sul do Estado

governador-novook

Na manhã desta sábado (17), o governador Paulo Hartung sobrevoou a Região Sul do Estado e visitou os municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, cidades mais castigadas entre as 19 que foram atingidas pelas fortes chuvas que caem na  região desde a última quinta-feira (15). Hartung viajou acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa,

e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno.  O sobrevoo e as visitas tiveram como objetivo acompanhar a evolução dos transtornos, dos trabalhos realizados e identificar as  ações necessárias.

Durante visita aos municípios, Hartung e comitiva conversaram com autoridades locais e representantes das Defesas Civis Municipais.  Especificamente em Cachoeiro de Itapemirim, o governador realizou reunião de trabalho com prefeitos e gestores municipais da região, onde confirmou que está em diálogo com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que já  sinalizou ajuda ao Espírito Santo por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e acertou possibilidade de  visita ao Estado.

“Ontem o ministro Helder Barbalho me ligou colocando o Governo Federal à disposição. Ele quer vir ao Estado. Estamos acompanhado a situação. Aquilo que for necessário tenho certeza que o Governo Federal também irá participar e ser solidário. Este momento ainda é de avaliação. Temos que ver o quadro geral do Estado, verificar o que é necessário. Os municípios estão elaborando relatórios que serão encaminhados  para a Defesa Civil Estadual. Também estamos acompanhando a evolução das chuvas para os próximos dias e semanas”, comentou Paulo Hartung.

Hartung detalhou ainda que a Defesa Civil Estadual está agindo de forma coordenada. “Nos últimos anos avançamos com os Sistemas de Alerta que avisam sobre o aumento de volume de água no Rio Itapemirim. O Estado está com o Corpo de Bombeiros mobilizado e atuando. Na Assistência Social, nossa equipe está visitando os municípios e complementando ações da forma necessária. Na área de obras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES) está priorizando as desobstruções e sinalização das rodovias estaduais. As intervenções corretivas só poderão ser feitas ao término das chuvas”, adiantou.

O governador aproveitou para alertar a população sobre os malefícios de compartilhar notícias falsas. “Obstruem e atrapalham o trabalho realizado pelas nossas equipes, que perdem energia. Em um momento deste é importante estarmos unidos e sermos solidários”, ponderou.

Hartung chamou atenção ainda para a necessidade da população mudar as relações de consumo com os recursos naturais. “Estamos vivendo fenômenos climáticos extremos em curto intervalo de tempo. A sociedade tem que avançar em uma relação mais saudável com o meio ambiente. O Governo tem programas, mas é necessário atuação de todos para plantarmos árvores e recuperarmos as nascentes e mata ciliares de nossos rios”, alertou.

 

Balanço

De acordo com o último boletim emitido pelo Corpo de Bombeiros, até o momento, entre as  consequências das chuvas estão uma vítima fatal,  314 moradores desalojados e aproximadamente 304 desabrigados.

Municípios atingidos

As chuvas volumosas afetaram até o momento 19 municípios: Afonso Claudio, Mimoso do Sul, Baixo Gandu, Alegre, Rio Novo do Sul, Conceição do Castelo, Iconha, Piúma, Anchieta, Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Guarapari, Brejetuba, Castelo, Ibatiba, Muniz Freire, Pancas e Jerônimo Monteiro.

Vitória
nuvens quebradas
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
96 %
1.5kmh
75 %
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também