Nesta quinta-feira (19), a Casa do Cidadão, localizada em Maruípe, sediou a exposição de pinturas e cartazes feitos pelas crianças e adolescentes usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Cajun Bonfim. A mostra de arte, sob o tema “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, é aberta ao público e segue até a sexta feira (20), das 8 às 17 horas.
O evento faz parte das ações alusivas ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado no dia 18 de maio, realizadas pelas equipes que atuam na rede socioassistencial de Vitória. A exposição reúne painéis que mostram a visão das crianças e adolescentes sobre a data, situações de violações e tentativas de abuso contra crianças e adolescentes e os canais de denúncia.
Segundo coordenadora do Cajun Bonfim, Singrid Jesus Borges, durante o mês de maio, o Serviço realizou atividades planejadas dentro do território com objetivo de chamar atenção e conscientizar a comunidade, bem como as famílias que participaram das atividades. A exposição é resultado dessa abordagem, com teatro de fantoche, apresentações culturais de percussão e violão.
A gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cristina Silva, acrescentou que a exposição contribui para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, toda essa mobilização visa colocar o assunto no centro dos debates num grande esforço da sociedade para conscientizar e fazer com que eles (as crianças e adolescentes) sejam, também, protagonistas da mudança desse processo. “Nenhuma situação de violência contra crianças e adolescentes pode ser tolerada e precisamos denunciar”, acrescentou a secretária.
Combate ao abuso e exploração sexual é tema de exposição na Casa do Cidadão