23.8 C
Vitória
quinta-feira, abril 25, 2024
quinta-feira, 25 abril 2024

Consórcio Caparaó realiza eleição na segunda

timthumb

Na próxima segunda-feira (9), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região do Caparaó Capixaba vai reunir todos os prefeitos dos municípios consorciados para a realização da eleição de sua nova diretoria. A reunião vai acontecer às 14 horas, na sede do Consórcio Caparaó, em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço.

Em reunião anterior, com a concordância de todos os novos prefeitos presentes – que na ocasião ainda não tinham assumido, foi fechada uma chapa provisória, que deve ser ratificada na segunda. Sendo assim, deve ser confirmado como presidente, o prefeito de Ibatiba, Luciano Salgado – Pingo (PMDB), tendo como vice-presidente, o prefeito de São José do Calçado, José Carlos de Almeida.

E em entrevista, na segunda-feira, na Rádio Mania FM, em Ibatiba, o prefeito do município, Luciano Salgado, falou sobre a importância do fortalecimento do ConsórcioCaparaó para a região. Segundo ele, depois de muito diálogo, os demais prefeitos entenderam que podem confiar no seu trabalho à frente da organização, por onde já passaram, pela presidência, dois outros ex-prefeitos de Ibatiba: Soniter Miranda Saraiva e Lindon Jonhson – atual vice-prefeito do município.

Luciano lembrou que, recentemente, em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung destacou o fortalecimento do Consórcio para o desenvolvimento do Caparaó Capixaba, como foi destacado neste jornal e no portal aquinoticias.com. “Temos que nos unir e buscar desafios comuns, para achar alternativas, usando o Consórcio como um canal de ligação forte com os governos estadual e federal”, disse. “Além disso, precisamos restabelecer a colocação de lideranças, na ocupação de espaços políticos e administrativos, no Estado e no Brasil”, completou.

Para Luciano, o Consórcio pode oferecer muitos benefícios para os municípios da região. “Podemos implantar um sistema de compra compartilhada”, colocou. “Imagine se fizermos compras de medicamentos para os 11 municípios, através do Consórcio? Os preços vão lá embaixo”, destacou. “Assim como podemos contratar serviços de engenharia de forma conjunta e, até mesmo, de duas a três equipes para cuidar do licenciamento ambiental, o que será melhor do que cada município montar uma equipe para cuidar disso”, acrescentou.

Esportes

Luciano adiantou que um dos objetivos, com a total concordância de todos os prefeitos, é voltar a desenvolver as atividades esportivas regionais. “Pretendemos realizar o Campeonato de Futebol do Caparaó Capixaba, reunindo equipes de todos os municípios da região, masculino e feminino, com todas as categorias, desde crianças até adultos”, revelou.

Hartung

Em recente entrevista publicada neste jornal, o governador Paulo Hartung falou sobre investimentos que vão acontecer e estão acontecendo na região do Caparaó. Ele citou a Escola Viva, que já está em Muniz Freire e sendo implantada em Iúna e Guaçuí, onde também será instalado um Centro Regional de Especialidades (CRE). E também citou o Programa Águas e Paisagens, que foi liberado pela Justiça, no qual a Cesan vai implantar a coleta e tratamento de 100% do esgoto de Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna e Ibatiba. Um investimento de milhões de reais, numa parceria com o Banco Mundial.

E para que o desenvolvimento da região aconteça, Hartung destacou justamente a retomada do Consórcio do Caparaó.“Eu acho que esse é um instrumento interessante, que joga uma luz para a região, que é uma região de grande potencial de turismo, de agroturismo”, disse. Ele entende que é preciso “fortalecer o trabalho em torno da marca Caparaó”. “E é por isso que eu acho o Consórcio importante, acho que isso aí é um gol de placa”, acrescentou. “Pode ser trabalhada melhor a marca Caparaó. É uma caixa d’água num mundo em que a água doce tem um valor inestimável e crescente. Você pode desenvolver produtos ali, além do café. Um produto ajuda a divulgar um local e um lugar tão bonito como aquele… Essa é a sugestão que eu dou”, finalizou.

FONTE: Aqui Notícias

Vitória
neblina
23.8 ° C
23.8 °
22.9 °
97 %
2.2kmh
20 %
qui
28 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também