A Secretaria Municipal de Educação (Seme) encerrou nesta sexta-feira (21) uma formação realizada com mais de 500 estagiários, com o objetivo de socializar e reforçar práticas pedagógicas inclusivas visando a garantia do atendimento de qualidade às crianças e estudantes matriculados nas unidades de ensino de Vitória.
A semana foi repleta de atividades que envolveram os estagiários em temas diversos, sendo eles: “Práticas pedagógicas inclusivas com crianças e estudantes com TEA“; “Círculos de diálogos de construção de paz”; “Relações étnico-raciais no contexto escolar”; “Tecnologias digitais na educação especial inclusiva” e “Medicalização e patologização da educação e da vida”.
Além disso, a pasta ofertou 10h de atividades assíncronas, complementando a carga horária da formação com materiais para estudos e questões sobre os temas abordados. À frente da Gerência de Desenvolvimento e Formação Escolar, Truman Viera Junior destaca a importância da formação para os estagiários.
“Por meio desses processos formativos, buscamos oferecer novas perspectivas de atuação que impactam positivamente na interação com as crianças e estudantes da rede de ensino, além de possibilitar experiências formativas voltadas para o fortalecimento das ações educativas nos diversos âmbitos de atuação dos estagiários”, ressaltou o gerente de Formação e Desenvolvimento Escolar, Truman Viera Junior.
Para o estagiário Fernando Gomes, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maira José da Costa Moraes, no bairro São José, a formação trouxe ensinamentos de grande valia para as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. “A formação foi muito produtiva, trouxe diversos temas pertinentes para a nossa atuação. Fiz questão de vir participar todos os dias”, disse.
Educação promove formação para mais de 500 estagiários da rede