23.8 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Enivaldo vai pedir a Justiça afastamento de prefeita de São Gabriel da Palha

????????????????????????????????????

Por deixar a população de São Gabriel da Palha sem atendimento de saúde compatível com suas necessidades, a prefeita Ceia Ferreira (SD) terá seu afastamento do cargo pedido pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), que, além de denunciá-la publicamente da tribuna da Assembleia Legislativa, já está preparando uma ação para dar entrada na Justiça na próxima semana para que a chefe do Executivo seja impedida de continuar governando.

“A responsabilidade pelo caos na saúde pública de São Gabriel da Palha é dela, que mantém um secretário de Saúde que faz uso do cargo para perseguições políticas, mesmo que isso coloque em risco a vida das pessoas. Ela que foi eleita, não foi o secretário, que é de livre nomeação e exoneração. Se ela não tira, está assumindo o risco, ao não disponibilizar à população o necessário atendimento de saúde”, disse o parlamentar.

Enivaldo dos Anjos voltou a dizer que alertou, durante a campanha eleitoral, que isso aconteceria, se a candidata Ceia Ferreira fosse eleita.

“Infelizmente, os eleitores de São Gabriel da Palha deram chance ao azar e, agora, vai ser o caos, com uma unidade hospitalar de credibilidade e capacidade de atendimento sendo fechada por questões políticas. Isso ficou claro na fala do secretário Roberto Morandi diante do próprio promotor de Justiça da Comarca”, acentuou. O hospital tem uma área construída de aproximadamente dois mil metros quadrados, com 70 leitos, duas salas de cirurgia, esterilização, maternidade, necrotério e lavanderia. A estrutura é suficiente para atender pacientes tanto do município quanto do entorno, mas, diante da suspensão de repasses federais para o município, por determinação do Ministério da Saúde, por problemas no Hospital Fernando Serra, a prefeitura concentrou toda sua verba nesse hospital, inviabilizando o Santa Rita.

No período de agosto de 2016 a maio de 2017, o Hospital e Maternidade Santa Rita realizou 54,6 mil procedimentos, dos quais foram mais de 200 partos e mais de 300 cirurgias, de urgência e eletiva, de acordo com seus gestores. É a segunda vez que o hospital é fechado por perseguição política do secretário Roberto Morandi.

Antes, foi em 2010 e a unidade ficou fechada por seis anos, até ser reaberta em agosto de 2016, por pressão popular.

“Bastou uma oportunidade, porém, para que esse secretário, que já havia feito a mesma maldade com a população anteriormente, assumisse a defesa dos interesses políticos e particulares do hospital Fernando Serra, cuja administração foi passada pela Fundação Rural para o Instituto Solidário, que reduziu pela metade os serviços prestados à população. Isso é um absurdo e, a partir de agora, qualquer pessoa que adoecer em São Gabriel corre o risco de morrer, porque a estrutura do Fernando Serra não comporta os atendimentos”, alertou Enivaldo dos Anjos.

A saúde do município recebia R$ 1,2 milhão de recursos federais por ano, em 12 parcelas de R$ 100 mil, para a Rede de Urgência e Emergência. O Hospital Santa Rita está com seus alvarás todos em dia, e infraestrutura funcionando, mas o Fernando Serra, preferido pela administração municipal, está irregular, de acordo com a constatação do Ministério.

Em reunião com o Ministério Público da Comarca, o secretário Morandi disse que somente haveria recursos para um hospital, e este seria o Fernando Serra, considerado porta de entrada para o SUS no município, mas não cumpriu nenhum dos requisitos do Ministério da Saúde para continuar recebendo os recursos, ao contrário do Santa Rita.

“A prefeita está sendo mandada pelo secretário de Saúde. Não adianta ela ter falado, diante do promotor, que não queria o fechamento do Santa Rita, se no final prevaleceu a decisão de um subordinado. Ela não tem condições de continuar à frente da Prefeitura”, arrematou Enivaldo dos Anjos.

Vitória
nublado
24.4 ° C
24.9 °
24.4 °
74 %
5.7kmh
100 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
27 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também