Um movimento inédito realizado pelos profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aristóbulo Barbosa Leão, que fica em Bento Ferreira. Com o objetivo de promover a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade de ensino, diretor, coordenadora e professores caminharam pelo bairro do Jaburu, subindo até o mirante, em uma ação de busca ativa, com o apoio das lideranças comunitárias.
Após realizar o movimento pelo bairro, eles se concentraram no Mirante do Jaburu, distribuindo panfletos e colando cartazes com as informações para quem já tem a partir de 15 anos e deseja voltar aos estudos. Além disso, com a ajuda da criançada que estava no local, foi realizada uma oficina artística. Utilizando tinta de diversas cores, jovens e crianças usaram suas mãos para colorir uma faixa, simbolizando a união de todos pela educação. O resultado foi um belo banner, com a mensagem “Vem pra EJA – Emef ABL”.
“Desde que iniciamos o ano letivo, vimos que a realidade da EJA nos colocava novos desafios, especialmente de garantir o acesso e a permanência de jovens e adultos no turno noturno da nossa unidade. Por isso, pensamos nessa ação de sensibilização. Pegamos telefones e nomes para novas matrículas, e acredito que foi um momento muito agradável junto à comunidade, com toda a equipe da escola”, pontuou a coordenadora da unidade de ensino, Elenice Siqueira.
Escola e comunidade
Os profissionais também percorreram algumas ruas e locais no entorno da unidade de ensino, dialogando e conscientizando os moradores sobre as possibilidades e benefícios da EJA. A escola também realiza o monitoramento constante dos estudantes faltosos para minimizar uma possível evasão.
O diretor da Emef Aristóbulo, Edmilson Furtado, disse que a caminhada e demais ações foram positivas para garantir o acesso de novos estudantes e também a permanência dos que já estão matriculados. Além disso, ressaltou a importância da parceria com a comunidade,
“Foi a primeira vez na história da Emef que um grupo de professores subiu o bairro do Jaburu. Eu, como gestor da unidade de ensino, agradeço imensamente a acolhida e todo o apoio recebido das lideranças comunitárias. Foi um dia ímpar, que ficará na história e certamente fortalecerá a parceria escola e comunidade”, disse.
Matrícula
As matrículas em Vitória ficam abertas ao longo de todo o ano letivo, nas secretarias das unidades de ensino. O estudante interessado em cursar a EJA deve levar o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), o documento de identidade e o comprovante de residência em Vitória.
Quem não possui o histórico escolar, realiza uma prova para classificação. Analisando o desempenho nessa avaliação, os professores indicam em que etapa o estudante pode se integrar.
Equipe da Emef ABL mobiliza o Jaburu em busca de novas matrículas para a EJA