28.8 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Estiagem pode afastar turistas de Fundão no verão e comerciantes estão preocupados

crise-fundaoOs comerciantes de Praia Grande, em Fundão, estão preocupados com a longa estiagem e temem que o racionamento de água afaste os turistas da região durante o verão. A situação de emergência foi decretada pelo Ministério da Integração Nacional na última quinta-feira (20).

Fundão é um dos destinos mais procurados por turistas do interior do Estado e de Minas Gerais. Eles proporcionam, segundo comerciantes do local, o aquecimento da economia na região. Mas a seca tem preocupado o gerente de hotel Geraldo Borges, segundo ele, dos 42 quartos, apenas 19 foram reservados para o réveillon e início de janeiro.

O gerente relembra que, no mesmo período do ano passado, a procura foi bem maior. Diante do cenário de estiagem e crise hídrica, ele não sabe o que informar aos possíveis hóspedes.

“Os possíveis clientes ligam e percebo que eles estão preocupados e perguntam como será, se terá racionamento de água e a gente não sabe como vai ser”.

A situação do administrador de imóveis Paulo Dalapicola também é delicada. Ele trabalha com aluguel de imóveis para temporadas. Só que por enquanto, Paulo só conseguiu negociar apenas 20% das casas e apartamentos disponíveis e ainda por cima em regime de pré-reserva. “Nós estamos recebendo pouquíssimas ligações e estamos tentando fazer de tudo, como manter o mesmo preço deste verão de 2016 e vamos ver como é que vai ficar”, disse.

E não é somente o litoral que vem sentindo os reflexos da seca. No campo, os estragos são grandes. A economia da região é movida pela lavoura de café, que, segundo o secretário municipal de Gestão em Recursos Humanos, Carlos Magno, está bastante comprometida pela falta de irrigação.

“70% dos produtores hoje já não estão mais irrigando as suas lavouras de café e com esse impacto, há a queda na produção que já foi mais de 50% este ano e a tendência se continuar a estiagem, hoje o produtor pode até perder a sua lavoura de café”.

Na última quinta-feira (20)o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação e emergência em 15 municípios, localizados em seis Estados brasileiros, entre eles, Fundão. A medida permite que as  cidades peçam apoio do Governo Federal para ações de enfrentamento ao período de escassez de água.

“O município agora vai pleitear a questão das dívidas do setor da agricultura, renovação junto ao Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas para as áreas afetadas e o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento para a reativação da economia das áreas afetadas”, afirmou o secretário.

Fonte: Folha Vitória

Vitória
nuvens dispersas
28.3 ° C
28.9 °
28.3 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também