27.7 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Estudantes capixabas estão na final da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa”

Kesia Cardoso Gonçalves dos Santos, do 9º ano, representou a Rede Estadual e Isabelle de Araújo a Rede Municipal de Ensino.

Duas estudantes do Espírito Santo participaram da cerimônia dos finalistas da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – Escrevendo o Futuro”, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, em São Paulo (SP). Representando a Rede Estadual, a aluna Kesia Cardoso Gonçalves dos Santos, do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, em Cariacica, se classificou com a crônica “Lágrimas de Esperança”, que retrata os problemas sociais de sua comunidade. O tema da competição neste ano foi: “O Lugar Onde Vivo”.

“De uma forma sensível e literária escrevi sobre os problemas sociais do bairro onde eu moro e estudo. Vejo na Educação o caminho da esperança”, disse Kesia Santos.

A professora de Língua Portuguesa, Ana Claudia Araújo de Lima, foi quem desenvolveu as oficinas e sequências didáticas da turma de Kesia. “Ela descreveu com seu olhar as mazelas do lugar onde vive. A crônica é exatamente isso, mostrar a realidade através de um olhar diferenciado para o cotidiano, algo que merece ser registrado. Ela narra também, como a escola e a educação, está construindo sua identidade”, relatou a professora.

A outra estudante do Estado classificada foi Isabelle de Araujo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria da Luz Gotti, de Colatina, que escreveu a crônica intitulada “História de Pescador”. Ela teve orientação da professora Cinthia Mara Cecato da Silva.

A Olimpíada de Língua Portuguesa conta com as etapas: escolar, municipal, estadual, regional (semifinal) e nacional (final). No dia 09 de dezembro acontecerá a cerimônia de revelação dos vencedores de todos os gêneros.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Texto: Soraia Camata

Vitória
chuva moderada
27.2 ° C
29.4 °
27.1 °
82 %
5.1kmh
75 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também