sexta-feira, maio 16, 2025
sexta-feira, 16 maio 2025

Estudantes desenvolvem painel fotovoltaico e captador de água da chuva – Notícias de Vitória-ES

Um grupo de cinco estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Anchieta, que fica no bairro Ilha de Santa Maria, montaram um painel de energia solar e um captador de água da chuva na escola, como conclusão do ciclo de pesquisa, iniciado em 2021. Eles são integrantes do projeto de pesquisa “Uso eficiente da água e do sol” e bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo – Pesquisador do Futuro da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Os estudantes Arthur de Paiva da Silva, Isabelle Oliveira Barcelos, Isabelly Bandeira dos Santos, Laila Euchupério Fernandes e Rebeca Dantas Silva trabalharam em conjunto com a professora de Geografia Jucilene Alves Pereira, tutora do grupo. O projeto teve como coordenador o professor Pablo Rodrigues Muniz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), além da participação da estudante de Engenharia Elétrica Nádia Antunes da Paz.

Como resultado da pesquisa, foram desenvolvidos três projetos piloto pelos estudantes: sistema de captação de água da chuva; sistema de captação de água de condicionador de ar; sistema fotovoltaico didático.

“O projeto foi muito interessante, pois conseguimos aprender a trabalhar em equipe, melhorando nossa comunicação e conhecendo pessoas novas. Aprendemos assuntos importantes que poderemos levar esses conhecimentos para nossas casas. Assuntos sobre sustentabilidade e energias renováveis. Aprendemos, por exemplo, sobre o reuso de água, e economia de energia elétrica”, destacou a estudante Laila.

Apoio das famílias

As famílias também aprovaram o projeto e parabenizaram tanto os estudantes quanto a equipe envolvida.

“Minha eterna gratidão aos responsáveis por esse projeto, excelente trabalho. Parabéns meninas e menino, orgulhosa de vocês!”, comentou Liliane Paiva, mãe do estudante Arthur.

“Todos estão de parabéns. Meus agradecimentos a toda equipe pedagógica pela dedicação em transmitir conhecimento aos nossos filhos. E parabéns aos alunos envolvidos por também se dedicarem e terem disciplina em absorver o conteúdo fornecido. Mesmo com a conclusão deste projeto, aproveitem cada ponto do conteúdo e busquem novos desafios. Sucesso para todos!”, parabenizou Patrick Barcelos, pai da estudante Isabelle.

O projeto

Diante de crises hídricas e aumento do preço da energia elétrica que impactam populações inteiras de um país, um dos focos do projeto foi a discussão de métodos para amenizar esses problemas, seja mudando hábitos ou utilizando recursos energéticos de forma sustentável.

Assim, o projeto de pesquisa “Uso eficiente da água e do sol” teve como objetivo desenvolver nos estudantes da Emef Padre Anchieta a capacidade de identificar oportunidades de uso eficiente de água, bem como de aproveitamento de energia solar para diminuir o consumo de energia elétrica, para influenciar positivamente a comunidade escolar.

“Estou muito feliz com o resultado do projeto. Não tenho palavras para externar a minha gratidão por ter sido a tutora desse grupo maravilhoso, estudantes extremamente comprometidos e dedicados às tarefas propostas, mesmo no período da pandemia não deixavam de participar das aulas via Meet. Assim, gostaria de parabenizar a todos pelo envolvimento, em especial às famílias que a todo tempo estiveram nos apoiando e incentivando o trabalho dos filhos, demonstraram que a educação fica mais fácil, quando cada um faz sua parte. A escola Padre Anchieta foi muito bem representada por vocês, Arthur, Isabelle, Isabelly, Laila e Rebeca, meus ‘pequenos’ grandes cientistas”, afirmou a professora Jucilene.

De acordo com Suelen Biazi, diretora da unidade de ensino, o painel fotovoltaico ficará na escola para exploração e demonstração aos demais estudantes. Já os captadores de água da chuva e da água dos aparelhos de ar condicionado foram instalados numa parte do pátio e é possível fazer uso da água que fica ali armazenada.

Atividades

Durante o projeto, os estudantes realizaram uma série de atividades, enriquecendo a pesquisa e o aprendizado. Eles fizeram pesquisa do consumo de água e energia pela família de cada estudante; levantamento de dados pluviométricos de Vitória e de regiões vizinhas; aprenderam a fazer interpretação do climograma de Vitória e também estudaram os movimentos da Terra e sua interferência na temperatura do planeta e demais fenômenos metereológicos e climáticos, além de estudo sobre o ciclo hidrológico, tipos de chuvas e efeito estufa.

Dentre as atividades, os estudantes realizaram o levantamento de sistemas de economia de água, como a captação da água da chuva, do ar condicionado, bem como o reaproveitamento das águas utilizadas nas residências.

A partir daí, surgiu o planejamento e estudo para implementação do sistema de captação de água pluvial na escola, com cálculo das áreas que recebem mais água das chuvas e possibilidades da construção do sistema de captação da água pluvial; passando por pesquisa de orçamentos de materiais a serem utilizados na construção dos sistemas de reaproveitamento da água, em materiais de construção nos bairros próximos da escola ou de residência dos estudantes.

Foi necessário ainda fazer o cálculo de produção de litros/dia de água de cada ar condicionado da escola para escolha do mais viável para a implementação do sistema de captação da água do condicionador de ar para enfim chegar à montagem do sistema de reaproveitamento da água do condicionador de ar.

Também foi feita pesquisa e elaboração de uma planta da escola, com o intuito de averiguar a incidência da luz solar e o melhor local para instalação do painel fotovoltaico. Os estudantes visitaram ainda o sistema de captação da água da chuva do Ifes, bem como o sistema fotovoltaico lá existente.

A partir dos conhecimentos adquiridos, eles elaboraram um croqui/planta de uma casa sustentável e seguiram com a investigação e cálculo de custos para implementação de um sistema fotovoltaico em cada residência, comparando-o com seu custo- benefício, com a participação da família de cada estudante.

O grupo de jovens pesquisadores também aprendeu a fazer a leitura e interpretação de uma conta de energia, pesquisou sobre o sistema de captação de água pluvial, elaborou um vídeo apresentando o aprendizado no projeto, apresentou o painel fotovoltaico para os representantes de turma da escola e realizou entrevistas e pesquisas com familiares sobre os temas estudados, sempre no intuito de enriquecimento do aprendizado, incentivando novas rotinas sustentáveis de uso da água.

Prefeitura de Vitória ES


Estudantes desenvolvem painel fotovoltaico e captador de água da chuva

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
22.1 ° C
22.1 °
22.1 °
76 %
1.9kmh
62 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também