Atividades recheadas de histórias em quadrinhos, canto e aula de campo para tratar especialmente das temáticas “água”, “flora”, “fauna” e “resíduos sólidos”. Assim foi o curso do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas) para estudantes do 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe, e Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth.
Ao todo, 108 estudantes da rede municipal de ensino participaram da atividade e estão se formando como agentes ambientais sustentáveis. Nesta quarta-feira (1º), foi a vez dos 70 estudantes da Emef Suzete Cuendet participarem da cerimônia.
Presente na solenidade, a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou o protagonismo dos estudantes em ações da educação ambiental.
“Estamos aqui como parceiros, trabalhando pela formação dos nossos estudantes. Vocês, do 5º ano, estão se formando como agentes ambientais sustentáveis, isso é muito importante. Vocês são nossos primeiros agentes, isso é muito importante no cuidado da cidade. A gente acredita em vocês para conscientizar a gente, adulto. A gente não teve essa formação na escola. Nós precisamos de vocês ajudando a preservar mais, doar mais, reciclar mais. Parabéns!”, destacou a secretária.
Os formandos fizeram, juntos, um juramento em que se comprometem em ser agentes transformadores da cidade. “Eu, aluno do Proefas, prometo aos meus pais, aos meus professores, à comunidade e às autoridades aqui presentes que irei preservar o meio ambiente, lutando pelas presentes e futuras gerações.”
Cidadãos
“É muito bom recebê-los aqui, essa é uma formação fantástica. É uma oportunidade de vocês, estudantes, observarem como é a rotina de todo mundo que trabalha com o meio ambiente. A gente cuida de todas as vidas, das plantas, dos animais, das pessoas. Além de formar agentes ambientais sustentáveis, é preciso formar cidadãos. A cada gesto da educação, damos um passo em direção à sustentabilidade que almejamos para a nossa cidade. É com muito orgulho que vejo esses estudantes e suas famílias aqui hoje”, enalteceu o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.
Orgulho e compromisso
Entre os familiares presentes, Hélio Amaral da Silva, 49 anos, técnico de manutenção, tirou diversas fotos e acompanhou a formatura do filho, Lucas Alves da Silva, 10 anos.
“Eu achei muito importante ter uma conscientização para o cuidado ambiental na idade dele. Isso é importantíssimo. Fiquei muito orgulhoso de estar aqui”, disse.
Com certificado nas mãos, Lucas achou essas “aulas” bem diferentes, adorou os temas, especialmente quando eles estudaram sobre a fauna e foram para a aula de campo.
“Foi legal porque deu pra aprender sobre muitas coisas, sobre preservar o meio ambiente, de um jeito diferente. O que eu mais gostei foi estudar sobre a fauna, porque eu gosto muito dos animais e quero protegê-los”, contou.
Formatura Agentes Ambientais Mirins – EMEF Suzete Cuendet
Proefas
A formação como agentes ambientais sustentáveis tem o objetivo de levar aos estudantes uma forma de aprendizagem diversificada, lúdica e dinâmica, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento e a conscientização socioambiental, bem como estimular e contribuir com a formação continuada da educação ambiental nas escolas.
“Quando recebemos o convite de participar do Proefas, foi uma alegria imensa. Nossos estudantes precisam descobrir esses outros caminhos para se tornarem pessoas mais responsáveis com o meio ambiente, tendo um futuro no horizonte. O que eu desejo é que nossos estudantes possam descobrir com novos olhares o mundo onde vivemos para transformá-lo para melhor”, desejou a diretora da Emef Suzet Cuendet, Rubia Xibili.
A parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Comissão de Educação Ambiental (Cease), com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), responsável pelo Proefas, tem como objetivo promover a educação ambiental e formar estudantes conscientes com a preservação ambiental.
Na sexta-feira (03), às 16h, será a formatura dos 38 estudantes da Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio.
“Para nós é uma noite muito especial. Vocês são a primeira turma oficialmente formada no Proefas. Agradeço a todos os policiais, toda a equipe diretamente ligada às crianças. É um programa que vai trabalhar muito o desenvolvimento, o aprendizado para que elas sejam pessoas que atuem para defender e proteger o meio ambiente. A gente se sente feliz porque vocês serão protetores do meio ambiente. A educação é o que transforma um município, um estado e um país”, pontuou o tenente-coronel da Polícia Militar do Espírito Santo Cosme Carlos da Silva.
Estudantes do 5º ano se formam como agentes ambientais sustentáveis em Vitória