Agora foi a vez dos estudantes do matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Heloisa Abreu Judice Mattos”, do bairro Inhanguetá, participarem dos projetos da Educação Ambiental. Os estudantes do 3º ano visitaram o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa para desenvolver atividades sobre os resíduos secos.
As turmas foram divididas em grupos para percorrem um circuito. Enquanto uma parte realizava a visita ao parque e a pescaria ecológica, o outro grupo desenvolveu o jogo do tempo de decomposição de resíduos e a caixa do conhecimento sobre coleta seletiva.
O projeto “Vitória Cidade Limpa” teve início na Emef em maio deste ano, quando foi realizada uma palestra educativa sobre a coleta seletiva, compostagem, plantio e destinação correta de resíduos sólidos. A ação ocorreu com o objetivo de iniciar a implementação da coleta seletiva na escola.
Além dos estudantes do 3º ano, as turmas do 4º e 5º anos também visitaram o Revis Mata Paludosa, para uma oficina de confecção de composteira doméstica e a preparação das mudas de plantas ornamentais e mudas de hortaliças, que foram plantadas nos jardins da escola. Agora os alunos, com o apoio dos professores, estão regando e cuidando diariamente da produção de alimentos orgânicos. As orientações foram dadas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA).
A educadora Osnéia Peccoli, ressalta a importância das crianças serem ensinadas desde cedo a proteger o meio ambiente. “A formação do indivíduo desde cedo como acontece nas escolas de Vitória, propicia maior engajamento e preocupação na preservação do meio ambiente, tornando possível a sustentabilidade e a garantia de que futuras gerações poderão também usufruir dos benefícios do meio ambiente”, explica ela.
Estudantes visitam Mata Paludosa em projeto da Educação Ambiental