No último sábado (24), o Ginásio Tancredão foi arena para a 4ª edição do Festival Paralímpico das Loterias Caixa. O evento, destinado a crianças de 8 a 17 anos com deficiência, ocorre em vários estados bradileiros e tiem o objetivo de possibilitar vivências em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica.
O Festival foi realizado em 105 cidades espalhadas por todo o país e faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro.
Por ser um evento inclusivo, crianças que não possuem deficiência também participaram, sendo 20% dos inscritos.
Em cada cidade, foram trabalhadas três modalidades diferentes. Em Vitória, as crianças praticaram Bocha, Goalball e Rugby paralímpicos.
O Goalball é um esporte praticado por atletas com deficiência visual e possui o objetivo de arremessar uma bola dentro das balizas do adversário. O jogo de bocha paralímpica geralmente é praticado por pessoas com paralisia cerebral, e ganha quem conseguir lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Já o Rugby é jogado em cadeiras de rodas e possui quatro jogadores por time.
O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário.
Festival Paralímpico infantil agitou o Tancredão no último sábado (24)