Por Fabiano Peixoto
Na manhã desta quarta-feira (20) mais de 3 toneladas de alimentos da agricultura familiar produzidas pela Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares de Itapemirim (APEAGRI) foram entregues a Assistência Social do município.
A entrega garantirá a segurança alimentar de várias famílias em estado de vulnerabilidade no município e faz parte do convênio do Programa Alimenta Brasil (PAB) do Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) junto Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares de Itapemirim (APEAGRI).

“Estou muito feliz por saber que várias famílias receberão estes alimentos de qualidade produzidos aqui mesmo em nosso município e que serão distribuídos em diversos bairros e para famílias carentes cadastrados no SUAS, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Programa Alimenta Brasil (PAB) promove o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar”, Assegurou Brício Júnior, representante da CONAB.
Segundo o Presidente da APEAGRI, Rogério Paresqui, somente nesta manhã foram coletados 3,2 toneladas de alimentos produzidos por 17 dos 23 agricultores familiares cadastrados ao Programa PAB junto a APEAGRI. Mais alimentos serão novamente distribuídos há cada 15 dias.
Convênio
O Programa Alimenta Brasil (PAB) do Governo Federal, através da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Associação de Pecuaristas e Agricultores Familiares de Itapemirim (APEAGRI) assinaram, em ato solene especial, o convênio na compra de cerca de 80 toneladas de alimentos com valor de R$ 167 mil através da emenda parlamentar da Deputada Federal Soraya Manato (PL) no dia 07 de março.
O PAB tem o objetivo de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; assim como valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda.