Por Fabiano Peixoto @reportercapixabanews
Na tarde da última quarta-feira (14), a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Marataízes (SEPLADES) realizou uma importante reunião técnica com representantes do Porto Central, no contexto do Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE), voltado para os municípios com impacto direto da instalação do empreendimento portuário em Presidente Kennedy.
O encontro marcou mais um avanço no desempenho da SEPLADES na condução de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do município. A reunião teve como principal objetivo o levantamento de dados essenciais que compõem os indicadores monitorados pelo PMSE, além de atualizações sobre o estágio atual da instalação do Porto Central, iniciada em dezembro do ano passado.
Participaram do encontro o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Luciano Sansão; a gestora socioambiental do Porto Central, Sueli Passoni Tonini; o secretário de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Adriedson Brandão Leal; o analista socioambiental do Porto Central, Valquimar Gomes Constantino; os representantes da SEPLADES, Fabiano Peixoto e Fabiana Louzada; e o representante da Secretaria de Agricultura, Douglas Brandão.
Entre os indicadores estratégicos abordados estão dados econômicos como PIB municipal, arrecadação de tributos e produção agrícola; informações sobre emprego formal, renda, consumo de energia elétrica e abastecimento de água; além de dados populacionais e demográficos que ajudam a traçar o perfil socioeconômico e os desafios do município de Marataízes.
“O acompanhamento técnico e a análise desses dados são fundamentais para que Marataízes se posicione com responsabilidade e visão estratégica diante das transformações regionais que virão com o Porto Central. Nosso compromisso é garantir que o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário Luciano Sansão.