Por Fabiano Peixoto
Marataízes deu um passo pioneiro no Espírito Santo ao receber, na última quinta-feira (8), a primeira visita técnica da Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras, promovida pela FACERJ (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro).
O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLADES) e teve como principal objetivo apresentar e alinhar estratégias para tornar o município uma referência em desenvolvimento sustentável, inclusão social e valorização dos recursos marinhos.
Participaram da reunião o vice-presidente da FACERJ, Maurício Vicente G. Cabral; a coordenadora de Programas Socioeconômicos do Porto Central, Lea Reis; o secretário de Planejamento, Luciano Sansão; além dos representantes da SEPLADES, Fabiano Peixoto e Fabiana Louzada; e os representantes da Secretaria de Pesca e Aquicultura, Luciano Padela e João Vitor.
Durante o encontro, foi apresentado o escopo técnico da certificação, que reconhece municípios costeiros comprometidos com boas práticas em governança ambiental, inovação e Economia Azul.
A certificação fortalece a gestão pública, atrai investimentos, estimula o turismo ecológico e amplia o acesso a parcerias nacionais e internacionais. Também impulsiona avanços em saneamento, saúde, educação e preservação ambiental.
Segundo o secretário Luciano Sansão, Marataízes está se preparando para um novo ciclo de desenvolvimento:
“A SEPLADES tem trabalhado incansavelmente para tornar Marataízes atrativa a grandes investidores. Com as primeiras operações de transbordo de petróleo no Porto Central e a futura Estrada de Ferro EF-118, seremos referência nacional em crescimento sustentável”, afirmou.
Também foi colocado em pauta a possível realização do Senso Pesqueiro 2025 através de uma iniciativa do Porto Central para o Município de Marataízes.
A presença da FACERJ e do Porto Central fortalece a união entre os setores público e privado na construção de um modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente e valoriza as comunidades locais.
A Certificação Selo Azul é baseada em 20 critérios estratégicos, como gestão integrada, infraestrutura sustentável, empreendedorismo azul e educação ambiental. Com essa iniciativa, Marataízes se posiciona como protagonista em uma nova rota de crescimento pautada por inovação, responsabilidade e inclusão.