28.8 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Marataízes realizara o Fórum debate preservação das Lagunas

Marataízes é rodeada de belas lagunas que desenham o cenário turístico e ambiental do balneário. Visando a preservação dessas áreas, a ONG Caminhadas e Trilhas promove no dia 11 de maio, sexta-feira, das 8h as 17h no Auditório da Pousada Alto da Praia, em Marataízes o 1º Fórum Sustentável Lagunas de Marataízes. Um amplo debate será traçado por meio de palestras com temas atuais e pertinentes, visando ações ambientais voltadas para a preservação das lagunas de Marataízes. A Prefeitura Municipal de Marataízes é parceira desse evento através das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo.

Foto: Divulgação/PMM

O termo “Laguna” na geomorfologia refere-se a uma depressão formada por água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea, comunicando-se com o mar através de canal, constituindo assim uma espécie de “semilago”. Em geral as lagunas se formam em estuários oceânicos de rios que, pela interação com a mecânica do vento e das ondas, geram barras de sedimentos que evoluem para esporões arenosos cada vez maiores, isolando da violência do mar as águas salobras muito mais tranquilas.

Na programação, estarão presentes os palestrantes Pablo Merlo Prata, representante do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo – IEMA/ES que abordará o tema: “Como deve ser a biodiversidade das Lagunas”; Instituto Terra com o tema: “Exemplos Nacionais de Recuperação de Nascentes”; Wagner Vasconcelos, Promotor de Justiça, abordando o tema: “Quais são os instrumentos do Poder Público e da Sociedade na Preservação das Lagunas”; Zilmar Geaquinto (Baíco), Engenheiro Civil que trará para o evento o tema: “Passo a Passo para a Recuperação das Lagunas” e encerrando o evento, o Ricardo Ferraço, Senador, abordando o “Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul do Espírito Santo”.

Segundo Rodrigo Marcondes, vice presidente da ONG Caminhadas e Trilhas, o fórum será um importante momento para fomentar no município um debate entre Poder Público, órgãos ambientais, profissionais da área, Poder Judiciário, ativistas e a sociedade civil organizada, visando ações emergenciais e sustentáveis para a preservação das lagunas de Marataízes. “Cuidar do meio ambiente, em especial às lagunas do nosso município não é uma obrigação somente dos governantes, mas de todos nós. Queremos sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das nossas lagunas para as gerações futuras.” ressalta.

O Fórum terá o apoio do poder público através das Secretarias de Meio ambiente e Turismo. Para o secretário de meio ambiente, Antônio Carlos Sader Sant’Anna (Tunicão) o evento será uma ferramenta importante para a conscientização dos moradores do entorno das lagunas, além de levar o conhecimento da legislação e a sua aplicação para que a preservação aconteça de fato. “O município de Marataízes é rico em lagunas, temos cerca de doze áreas e precisamos agir de forma sustentável pensando no futuro da nossa cidade e na qualidade de vida dos nossos cidadãos.”

Para o secretário de turismo, Philipe Verdan, o turismo em áreas naturais é uma das modalidades que mais cresce nos dias atuais. Considerando esta crescente procura, temos que valorizar nossas lagunas para um turismo sustentável de qualidade. “Um planejamento turístico adequado para que as localidades envolvidas possam desenvolver uma atividade turística que esteja aliada com a conservação ambiental das lagunas, possibilitando a exploração turística deste recurso natural de maneira sustentável e, desta forma, conservando-o para as gerações futuras.” reforça.

As inscrições para o 1º Fórum Sustentável Lagunas de Marataízes são gratuitas e estão abertas na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Domingos Martins nº 41, Centro, Marataízes, ou ainda pelo telefone 3532-4131. Pelo site www.marataizes.es.gov.br também está disponível o link para inscrição, basta acessar: https://www.marataizes.es.gov.br/pagina/ler/1057/forum-sustentavel e preencher o cadastro. Lembrando que as vagas são limitadas e o participante receberá certificado.

Fonte:Superintendência de Comunicação de Marataízes

Vitória
nuvens dispersas
28.3 ° C
28.9 °
28.3 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também