26.6 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Moradores interditam acesso a Regência e exigem programação de verão à Samarco

manifestantes-4848100

Moradores da Vila de Regência, em Linhares, Norte do Estado, interditam a ES 440, principal estrada de acesso ao balneário. Eles reivindicam a programação de verão no local, que até o momento não foi divulgada pela prefeitura. A comunidade culpa a mineradora Samarco por poluir o mar com os rejeitos de minério e afastar os turistas da vila.

“A Samarco assassinou o nosso rio, comprometeu o nosso turismo e diz que não tem responsabilidade. E a prefeitura não deu nenhuma resposta”, disse o comerciante Jezrael Corrêa.

Além da programação de verão, os moradores cobram a pavimentação na estrada. “A Petrobras e Fibria utilizam essa estrada e precisamos que elas viabilizem junto com o Governo do Estado a pavimentação. Sem estrada digna fica difícil de trazer turistas pra cá”, afirmou o empresário Alexandre Cavalcante.

O bloqueio na estrada começou por volta das 13 horas. Para liberar o trânsito, os moradores exigem a presença de representantes da Samarco, do Governo do Estado e das empresas Petrobras e Fibria. “Queremos um representante de cada para atender nossas necessidades. Não somos pobres coitados, só queremos o direito de ser assistidos”, afirmou a comerciante Naara Ferrari.

A Fundação Renova, representante da Samarco, informou que entende a importância do turismo em Regência e, por isso, o distrito está entre as prioridades do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que é um dos 41 projetos da Fundação em andamento. Disse ainda que nesta quinta-feira (19), se reunirá com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e representantes dos moradores para avaliar o apoio a ações ainda para este verão em Regência.

Já a Prefeitura de Linhares informou que a programação de carnaval e verão nos balneários do município ainda não foram definidas.

fila-4848164

Sobre a pavimentação na estrada, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) informou que, em 2014, foi realizada uma licitação para contratação do projeto para as obras de pavimentação do trecho da ES 440. Mas, por prudência e por conta do momento econômico, ainda não é possível estipular uma data para o início das intervenções. O DER-ES informou ainda que realiza o patrolamento da rodovia, para garantir o trânsito na região.

A Fibria informou que rodovia ES 440 é uma via pouco utilizada pela empresa. Disse ainda que também gostaria de poder contar com estradas em melhores condições de uso, mas prover essa infraestrutura é dever do poder público.

Por telefone, a assessoria da Petrobras disse que, por enquanto, não irá se manifestar sobre o assunto. (Com informações de Ariele Rui, da TV Gazeta Norte)

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
82 %
3.1kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também